Calor em SP: capital oferece água e ventiladores para população de rua
Prefeitura de SP inicia programa de acolhimento a moradores de rua por causa do calor; unidades oferecerão água, comida e ambulância
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Por causa do forte calor que deve continuar atingindo todo o país nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo iniciou nesta terça-feira (19/9) a Operação Altas Temperaturas, programa voltado para atender moradores em situação de rua.
As principais ações são reforço no convencimento para as pessoas procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e terão acesso a água e alimento. Também haverá a instalação de dez tendas em pontos estratégicos, com fornecimento de água.
A administração municipal promete ainda reforçar a compra de ventiladores nas unidades de acolhimento, além de disponibilizar uma ambulância referenciada para atender pessoas com sintomas relacionados à alta exposição ao calor.
O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), criou um grupo de trabalho específico para a operação, formado pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Governo e Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas.
Calor na capital
A última semana do inverno está sendo marcada por uma forte massa de ar quente, que se espalhou por grande parte do país, causando um bloqueio atmosférico que impede a passagem das frentes frias e a chegada das chuvas.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), os próximos dias devem registrar recordes de temperatura máxima na capital paulista, com forte calor e baixos índices de umidade do ar.
A quarta-feira (20/9) vai começar com uma madrugada de poucas nuvens e termômetros na faixa dos 18°C, bem acima da média para setembro, que é de 15,1°C.
No decorrer do dia, haverá predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro, o que permite a rápida elevação da temperatura. A máxima prevista é de 32°C, com os índices de umidade do ar entre 29% e 90%. O dia deve terminar com poucas nuvens e sem previsão de chuva.
Na quinta-feira (21/9), as condições atmosféricas permanecem muito semelhantes, sem previsão de chuva e predomínio de sol entre poucas nuvens. As temperaturas variam entre mínima de 17°C na madrugada e 32°C nas horas mais quentes do dia. As taxas de umidade do ar oscilam entre 28% e 90%.
As temperaturas mais altas devem acontecer no final de semana, entre a sexta-feira (22/9) e o domingo (24/9).
A pasta alerta que “estas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar principalmente nos grandes centros urbanos”.