metropoles.com

Calor em SP: capital oferece água e ventiladores para população de rua

Prefeitura de SP inicia programa de acolhimento a moradores de rua por causa do calor; unidades oferecerão água, comida e ambulância

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano / Metrópoles
Foto-pessoa-em-situação-de-rua
1 de 1 Foto-pessoa-em-situação-de-rua - Foto: Rafaela Felicciano / Metrópoles

São Paulo — Por causa do forte calor que deve continuar atingindo todo o país nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo iniciou nesta terça-feira (19/9) a Operação Altas Temperaturas, programa voltado para atender moradores em situação de rua.

As principais ações são reforço no convencimento para as pessoas procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e terão acesso a água e alimento. Também haverá a instalação de dez tendas em pontos estratégicos, com fornecimento de água.

A administração municipal promete ainda reforçar a compra de ventiladores nas unidades de acolhimento, além de disponibilizar uma ambulância referenciada para atender pessoas com sintomas relacionados à alta exposição ao calor.

O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), criou um grupo de trabalho específico para a operação, formado pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Governo e Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas.

Calor na capital

A última semana do inverno está sendo marcada por uma forte massa de ar quente, que se espalhou por grande parte do país, causando um bloqueio atmosférico que impede a passagem das frentes frias e a chegada das chuvas.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), os próximos dias devem registrar recordes de temperatura máxima na capital paulista, com forte calor e baixos índices de umidade do ar.

A quarta-feira (20/9) vai começar com uma madrugada de poucas nuvens e termômetros na faixa dos 18°C, bem acima da média para setembro, que é de 15,1°C.

No decorrer do dia, haverá predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro, o que permite a rápida elevação da temperatura. A máxima prevista é de 32°C, com os índices de umidade do ar entre 29% e 90%. O dia deve terminar com poucas nuvens e sem previsão de chuva.

Na quinta-feira (21/9), as condições atmosféricas permanecem muito semelhantes, sem previsão de chuva e predomínio de sol entre poucas nuvens. As temperaturas variam entre mínima de 17°C na madrugada e 32°C nas horas mais quentes do dia. As taxas de umidade do ar oscilam entre 28% e 90%.

As temperaturas mais altas devem acontecer no final de semana, entre a sexta-feira (22/9) e o domingo (24/9).

A pasta alerta que “estas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar principalmente nos grandes centros urbanos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?