Calor em São Paulo deve bater recorde histórico no fim de semana
Inmet elevou para vermelho nível de alerta no estado por causa das altas temperaturas; no interior do estado, marcas podem superar 40° C
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Em uma semana de verão em pleno inverno, a cidade de São Paulo se prepara para bater, até o fim de semana, seu recorde histórico de calor, podendo ultrapassar facilmente 38° C. Além disso, no interior do estado, a previsão é que as marcas superem 40° C no sábado (23/9) e no domingo (24/9).
Por causa do aumento gradual das temperaturas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou para “vermelho” (veja abaixo), nessa quarta-feira (20/9), o nível de alerta em São Paulo e outros oito estados (Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
O alerta do Inmet corresponde a um aviso de “grande perigo”. Ele é emitido quando um fenômeno meteorológico é considerado de intensidade excepcional. Nessas situações, as temperaturas podem ficar 5 °C acima da média para o mês nas áreas afetadas.
Na capital paulista, são esperadas temperaturas máximas acima dos 35° C a partir desta sexta-feira (22/9).
De acordo com a Climatempo, o pico do calor extremo está previsto para sábado e domingo, já no início da primavera – que começa oficialmente às 3h50 de sábado. É exatamente no fim de semana que o recorde histórico da cidade, de 37,8° C, registrado em 2014, deve ser batido.
O interior do estado, especialmente no oeste, noroeste e norte, pode registrar temperaturas na casa dos 40° C, fazendo com que o clima se assemelhe a um “caldeirão”.
Cuidados com a saúde
Nesta quinta-feira (21/9), a Defesa Civil do estado também emitiu um alerta especial por causa do calor fora de época. O órgão orienta a população a se hidratar constantemente, manter os ambientes umidificados, evitar a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos em ambientes abertos, especialmente no período entre 10h e 16h. O uso de protetor solar também é recomendado.