Cacique pede para deixar PT em meio a disputa eleitoral em Guarulhos
Ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá pediu desfiliação do PT após acionar Justiça contra o partido pelo direito de prévias eleitorais
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Petista histórico, o ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá (2001-2008) pediu desfiliação do PT nesta terça-feira (23/1) em meio a uma disputa interna pela candidatura à Prefeitura da cidade, localizada na Grande São Paulo.
Pietá tem a intenção de se candidatar novamente à Prefeitura de Guarulhos e acionou a Justiça contra o PT após o diretório municipal da sigla anunciar, em setembro passado, o deputado federal Alencar Santana como o pré-candidato ao município.
O ex-prefeito foi à Justiça para exigir o direito de prévias partidárias, que haviam sido dispensadas após uma resolução da Executiva Nacional do PT autorizar, também em setembro, que as direções locais pudessem escolher as candidaturas caso um determinado nome recebesse o apoio de ao menos dois terços do diretório municipal.
Pietá alegou que a decisão contrariava o estatuto do partido, que prevê a necessidade de votação entre os filiados quando há mais de uma pessoa interessada em se candidatar.
No entanto, sem uma definição interna e em situação de desgaste com os correligionários, ele pediu para deixar o PT, partido ao qual foi filiado desde a sua fundação, em 1980.
Possível partido à vista
Após deixar o PT, Pietá vê a possibilidade de migrar para o PDT. O ex-prefeito terá uma reunião com o presidente nacional do partido, o ministro Carlos Lupi (Previdência Social), ainda esta semana.
A princípio, o PDT apoiaria a pré-candidatura do deputado estadual Márcio Nakashima à Prefeitura de Guarulhos. Ao Metrópoles, filiados disseram que, o parlamentar estaria disposto a abrir mão da candidatura caso o partido lance Pietá.