metropoles.com

Butantan passa a identificar variantes de vírus da dengue e influenza

Sequenciamento genético dos vírus no Butantan vai ajudar a identificar variantes que circulam no país e melhorar vacinas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Instituto Butantan
Imagem colorida mostra fachada do Instituto Butantan, que tem longa escadaria, dois corrimões e o nome do instituto escrito em placa - metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra fachada do Instituto Butantan, que tem longa escadaria, dois corrimões e o nome do instituto escrito em placa - metrópoles - Foto: Divulgação/Instituto Butantan

São Paulo — Pesquisadores do Instituto Butantan vão sequenciar os vírus que causam a dengue e a influenza para descobrir quais variantes circulam no país e melhorar a produção de vacinas contra as doenças.

As pesquisas serão feitas pelo Centro para Vigilância Viral e Avaliação Sorológica (CeVIVAS), criado em 2022 para estudar o coronavírus e que tem sede no Butantan.

Desde que foi aberto, o CeVIVAS já realizou mais de 50 mil sequenciamentos do Sars-CoV-2, ajudando a entender quais cepas predominavam no país.

Os estudos com os vírus da dengue e da influenza já começaram e devem influenciar na produção de vacinas.

Segundo o instituto, os dados da pesquisa vão mostrar se as vacinas desenvolvidas no Brasil protegem contra eventuais novas variantes.

“O projeto permite que o Butantan conheça, de fato, o que está circulando no país e tenha o domínio do conhecimento para poder melhorar suas vacinas”, comenta Maria Carolina Sabbaga, investigadora principal do CeVIVAS.

O sequenciamento do coronavírus continuará sendo feito. Até maio de 2023, o CeVIVAS já identificou dez variantes da ômicron no país, além de duas sublinhagens da variante delta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?