metropoles.com

Brasil extradita professor palestino acusado de ligação com Hamas

Justiça brasileira aprovou extradição de Abuumar e sua família; grupo embarcou de volta para a Malásia na noite de domingo (23/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
grupo de um homem, duas crianças e uma senhora
1 de 1 grupo de um homem, duas crianças e uma senhora - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo —  Uma decisão da Justiça Federal de São Paulo aprovou a extradição do palestino Muslim M. A. Abuumar  e sua família, que retornaram de São Paulo para a Malásia na noite desse domingo (23/6).

Muslim é professor universitário e ativista político na Malásia, onde mora com a família. Ele chegou ao Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, com o filho de 6 anos, a esposa grávida de sete meses, e sua sogra na sexta-feira (21/6) com a intenção de passar as férias com um irmão que vive em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

A família de palestinos, que tinha passagem de volta para a Malásia, foi impedida de entrar no Brasil pela Polícia Federal (PF), sob a acusação de que Muslim possui ligação com o grupo Hamas, responsável pelo ataque a Israel no dia 10 de outubro de 2023. Eles passaram três dias em um hotel nas proximidades do aeroporto.

Juíza reconsiderou

No domingo à tarde (23/6), a Justiça Federal havia negado a deportação de Muslim. Na decisão, a juíza Milenna Marjorie havia argumentado que não era possível “aferir os motivos pelos quais foram impedidos de entrar no Brasil”. No entanto, ao final do dia, ela reconsiderou a decisão e autorizou a deportação.

Após a aprovação, Muslim e sua família, que estavam hospedados em um hotel próximo ao aeroporto, embarcaram de volta para Malásia ainda na noite de domingo (23/6).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?