metropoles.com

“Boy da k9” é preso em megaoperação em SP; droga causa “efeito zumbi”

A Polícia Civil prendeu oito pessoas responsáveis pelo tráfico da k9 na megaoperação realizada em Campos do Jordão, no interior do estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Polícia Civil de SP
Foto colorida de drogas K aprendidas pela polícia. Os entorpecentes aparecerem organizados sobre mesa, com o logotipo da Polícia Civil ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de drogas K aprendidas pela polícia. Os entorpecentes aparecerem organizados sobre mesa, com o logotipo da Polícia Civil ao fundo - Metrópoles - Foto: Divulgação/Polícia Civil de SP

São Paulo – A Polícia Civil de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, deflagrou uma megaoperação para o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão contra traficantes da droga k9, também conhecida como k4, spice ou maconha sintética, que provoca “efeito zumbi” nos usuários.

A megaoperação, denominada Saturação k9, prendeu oito pessoas; entre elas, o chefe do tráfico de drogas local, conhecido como “Boy da K9”. De acordo com a Polícia Civil, ele foi o responsável pela introdução da droga em Campos do Jordão.

Uma mulher procurada pela Justiça Federal também foi capturada.

Os presos foram conduzidos para a delegacia, onde passaram pelos trâmites de Polícia Judiciária e permanecerão à disposição da Justiça. A megaoperação ocorreu nessa quarta-feira (19/4).

Seis prisões já haviam sido feitas há cerca de dois meses, na primeira etapa da operação. Na ocasião, foram apreendidos diversos entorpecentes, dinheiro em espécie e um veículo de luxo usado no transporte das drogas.

De acordo com dados da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a K9 é apreendida, em média, uma vez a cada 24 horas em presídios do estado.

5 imagens
Usuário de maconha sintética com o chamado "efeito zumbi" em São Paulo
Rapaz de 19 anos ficava o dia todo sobre colchão, por causa do consumo de k9
Canabinoide sintético, borrifado em papel cartonado, é conhecido como k4 na cadeia
Agentes encontraram k4 escondida em pote de margarina em CDP de SP
1 de 5

Polícia Civil apreende k9 com traficantes em Campos do Jordão

Divulgação/Polícia Civil de SP
2 de 5

Usuário de maconha sintética com o chamado "efeito zumbi" em São Paulo

Reprodução
3 de 5

Rapaz de 19 anos ficava o dia todo sobre colchão, por causa do consumo de k9

Arquivo Pessoal
4 de 5

Canabinoide sintético, borrifado em papel cartonado, é conhecido como k4 na cadeia

Divulgação/SAP-SP
5 de 5

Agentes encontraram k4 escondida em pote de margarina em CDP de SP

Divulgação/SAP-SP

Efeitos

De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos, usuários da k9 podem apresentar quadros de ansiedade, agitação, náuseas, vômitos, hipertensão arterial, convulsões, alucinações, pânico, incapacidade de comunicação, paranoia, agitação e agressividade.

Apesar de ser chamada de maconha, a substância não tem qualquer similaridade molecular com a droga natural. A única semelhança com a erva é a capacidade de o canabinoide sintético se conectar com os mesmos receptores cerebrais.

Até o fim do ano passado, o Núcleo de Exame de Entorpecentes da Polícia Técnico-Científica de São Paulo havia identificado ao menos quatro moléculas desenvolvidas em laboratório e vendidas como maconha sintética em São Paulo.

Proibida pelo PCC

Cem vezes mais potente que a maconha natural, a k9 teve a venda proibida na Cracolândia, no centro da capital paulista, pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), por causa do prejuízo causado ao tráfico pelos efeitos que a substância provoca nos usuários.

O Metrópoles apurou que, em outros pontos de venda controlados pelo PCC na cidade, a comercialização da spice é permitida, mas o consumo no local está vetado, tamanho o comprometimento da integridade física e mental causado pela droga.

As restrições impostas pela facção criminosa ao consumo da maconha sintética se devem ao receio de os efeitos nocivos aos usuários atrair a atenção de serviços médicos e policiais, o que atrapalharia o tráfico de entorpecentes no local. A droga debilita os usuários física e psicologicamente, causando, em alguns deles, o chamado “efeito zumbi”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?