Boulos terá campanha coordenada por petista e ex-líder do MTST
O deputado federal Guilherme Boulos vai dividir a coordenação de sua campanha à Prefeitura de SP em 2024 entre o PT e o PSol
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) anunciará, na tarde desta quinta-feira (5/10), os dois coordenadores de sua campanha à Prefeitura de São Paulo em 2024: o presidente municipal do PT, Laércio Ribeiro, e o ex-coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Josué Rocha.
O anúncio será feito após a primeira reunião do conselho político da candidatura, na tarde desta quinta, no centro de São Paulo. Participarão do evento dirigentes das federações PSol e Rede e PT, PCdoB e PV.
Josué é filiado ao PSol e chefe de gabinete de Boulos na Câmara dos Deputados. Foi ele o coordenador da campanha do psolista à Prefeitura paulistana em 2020.
Na ocasião, Boulos avançou ao segundo turno contra o então prefeito Bruno Covas (PSDB) — morto em 2021 — e foi derrotado por uma diferença de 1 milhão de votos.
Apesar da derrota, a campanha foi considerada bem-sucedida internamente por ter driblado o pouco tempo de TV que Boulos teve, de apenas 17 segundos, durante o primeiro turno.
Boulos e o PT
A presença de Laercio é vista por aliados de Boulos como nova garantia de que o PT não pretende recuar do apoio à candidatura do psolista, mesmo diante da resistência de alguns quadros do partido, como o secretário de Comunicação, Jilmar Tatto.
O apoio do PT à candidatura de Boulos foi costurado ainda no ano passado, durante a formação do palanque eleitoral petista em São Paulo, e formalmente anunciado em agosto deste ano. Será a primeira vez que o partido do presidente Lula não terá um candidato próprio à Prefeitura da capital paulista.
A vice da chapa será indicada pelo PT, que tem como favoritas ao posto a deputada federal Juliana Cardoso e a secretária nacional de Saúde Digital, Ana Estela Haddad, mulher do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Além do próprio Laércio, outros petistas integrarão o conselho político da pré-campanha: o presidente do diretório estadual e deputado federal, Kiko Celeguim, e os deputados estaduais Paulo Fiorilo, Antonio Donato e Simão Pedro.
Do lado do PSol, participarão do conselho a nova presidente nacional da sigla, Paula Coradi, o ex-presidente Juliano Medeiros, a presidente estadual Débora Pereira e o vereador Toninho Vespoli.