metropoles.com

Boulos vira réu por postagem em que chamou Weintraub de “imbecil”

Na publicação feita em 2021, Guilherme Boulos associou o então ministro da Educação ao atraso da vacinação contra Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Imagem colorida mostra Guilherme Boulos, um homem pardo com cabelo e barba preto, vestindo terno cinza escuro, camisa cinza clara e gravata vinho, falando ao microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Guilherme Boulos, um homem pardo com cabelo e barba preto, vestindo terno cinza escuro, camisa cinza clara e gravata vinho, falando ao microfone - Metrópoles - Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

São Paulo – O pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSol), se tornou réu na semana passada por uma postagem em que chamou de “imbecil” o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub.

A declaração foi dada em 2021. Na ocasião, Boulos atribuiu a Weintraub, ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e ao ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, a falta de insumos chineses para a produção de vacinas contra a Covid-19. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também é citado.

“O Brasil corre o risco de ficar sem vacinas suficientes por falta de insumos da China por causa de Jair Bolsonaro e três imbecis: Dudu Bananinha [refererindo-se a Eduardo Bolsonaro], Ernesto Araújo e Weintraub”, escreveu Boulos em 20 de janeiro de 2021.

Os advogados de Weintraub afirmaram que a tentativa de associá-lo à falta de vacinas no Brasil baseia-se em uma informação falsa, “que objetiva denegrir a imagem do querelante perante a população”.

A defesa de Guilherme Boulos argumentou que o termo “imbecil” costuma ser usado pelo próprio Weintraub para se referir a seus adversários. Segundo o psolista, o ex-ministro da Educação ficou famoso em razão de erros de português e falas ofensivas.

“Basta promover breve pesquisa ao seu perfil na rede social X (antigo Twitter), para encontrar nada menos que 51 vezes em que Weintraub utilizou justamente a expressão ‘imbecil’ para adjetivar terceiros que discordam de suas ideias”, afirmou a defesa.

Na decisão, publicada no último dia 7, a juíza Daniela Pazzeto Meneghine Conceição, da 11ª Vara Criminal de São Paulo, afirmou que a denúncia oferecida pelo Ministério Público preenche os requisitos para dar continuidade ao processo.

Ataques à China

A publicação em que Guilherme Boulos chamou Abraham Weintraub de “imbecil” incluía prints de declarações em que o então ministro ofendia os chineses e atribuía ao país asiático o surgimento do coronavírus.

“Não bastasse o Coronavírus, precisamos também enfrentar o comunavírus”, escreveu Weintraub em abril de 2020.

No mesmo mês, o então ministro incorporou o Cebolinha, personagem da Turma da Mônica, para sugerir que a China sairia geopoliticamente fortalecida da pandemia. Segundo adversários, a substituição da letra “r” por “l” teria sido uma tentativa de emular o sotaque chinês.

“Geopoliticamente, quem podelá saiL foltalecido, em telmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados do BLasil no plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, questionou.

Prefeitura de São Paulo

Em março deste ano, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou, via redes sociais, que também é pré-candidato à prefeitura de São Paulo. No fim de janeiro, o ex-ministro já havia dito em uma live que gostaria de concorrer ao cargo.

Filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), Weintraub pretende utilizar na disputa o número 37, que não representa nenhum partido e sim um de seus salmos preferidos da Bíblia. O ex-ministro indica que pretende concorrer de maneira independente, sem ligação a uma agremiação política, o que é vedado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?