metropoles.com

Boulos tem maior rejeição em SP e Bolsonaro é quem mais afasta votos

Datafolha mostra que Lula é melhor cabo eleitoral do que Bolsonaro, mas Boulos, que é apoiado pelo petista, é o pré-candidato mais rejeitado

atualizado

Compartilhar notícia

Nina Quintana/Especial Metrópoles @ninaquintana
Guilherme Boulos, deputado federal (Psol) e candidato à Prefeitura de São Paulo, cede entrevista ao Boletim Metrópoles 6
1 de 1 Guilherme Boulos, deputado federal (Psol) e candidato à Prefeitura de São Paulo, cede entrevista ao Boletim Metrópoles 6 - Foto: Nina Quintana/Especial Metrópoles @ninaquintana

São Paulo – Levantamento Datafolha divulgado nesta quarta-feira (29/5) mostra que o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) é o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo com maior índice de rejeição, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o cabo eleitoral mais rejeitado pelos paulistanos.

Segundo o Datafolha, 32% dos eleitores paulistanos disseram que não votariam em Boulos de forma alguma. O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), é o terceiro mais rejeitado, com 24%, atrás do coach Pablo Marçal (PRTB), que tem 25%.

O levantamento mostrou que Boulos e Nunes estão tecnicamente empatados, com 24% e 23% das intenções de voto, respectivamente. O deputado do PSol é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto o prefeito tem o apoio de Bolsonaro.

7 imagens
O prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB)
O apresentador José Luiz Datena (PSDB)
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP)
O coach Pablo Marçal (PRTB)
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP)
1 de 7

O deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP)

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
2 de 7

O prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB)

Patrícia Cruz / Governo do Estado de SP
3 de 7

O apresentador José Luiz Datena (PSDB)

Reprodução
4 de 7

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP)

Câmara dos Deputados
5 de 7

O coach Pablo Marçal (PRTB)

Divulgação
6 de 7

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP)

Elaine Menke/Câmara do Deputados
7 de 7

A economista Marina Helena (Novo)

Divulgação/Partido Novo

 

Segundo o Datafolha, 61% dos eleitores disseram que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado por Bolsonaro à Prefeitura. Já 18% afirmaram que votariam com certeza no nome apoiado pelo ex-presidente e 18% talvez votassem em uma indicação dele.

Já o presidente Lula é rejeitado como cabo eleitoral por 45% dos entrevistados. Ao menos 23% disseram que certamente votariam no candidato do petista e 28% talvez votassem em um nome indicado pelo presidente.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao longo dos dois últimos levantamentos, Lula tem visto sua rejeição ampliar enquanto padrinho político: em março, 42% rejeitaram uma candidatura apoiada pelo petista.

Bolsonaro tem apresentado oscilação para baixo em sua taxa de reprovação enquanto cabo eleitoral – há dois meses, 63% rejeitavam um nome indicado pelo ex-presidente.

O Datafolha entrevistou 1.092 eleitores presencialmente entre os dias 27 e 28 de maio. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-08145/2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?