Boulos tem maior rejeição em SP e Bolsonaro é quem mais afasta votos
Datafolha mostra que Lula é melhor cabo eleitoral do que Bolsonaro, mas Boulos, que é apoiado pelo petista, é o pré-candidato mais rejeitado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Levantamento Datafolha divulgado nesta quarta-feira (29/5) mostra que o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) é o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo com maior índice de rejeição, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o cabo eleitoral mais rejeitado pelos paulistanos.
Segundo o Datafolha, 32% dos eleitores paulistanos disseram que não votariam em Boulos de forma alguma. O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), é o terceiro mais rejeitado, com 24%, atrás do coach Pablo Marçal (PRTB), que tem 25%.
O levantamento mostrou que Boulos e Nunes estão tecnicamente empatados, com 24% e 23% das intenções de voto, respectivamente. O deputado do PSol é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto o prefeito tem o apoio de Bolsonaro.
Segundo o Datafolha, 61% dos eleitores disseram que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado por Bolsonaro à Prefeitura. Já 18% afirmaram que votariam com certeza no nome apoiado pelo ex-presidente e 18% talvez votassem em uma indicação dele.
Já o presidente Lula é rejeitado como cabo eleitoral por 45% dos entrevistados. Ao menos 23% disseram que certamente votariam no candidato do petista e 28% talvez votassem em um nome indicado pelo presidente.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao longo dos dois últimos levantamentos, Lula tem visto sua rejeição ampliar enquanto padrinho político: em março, 42% rejeitaram uma candidatura apoiada pelo petista.
Bolsonaro tem apresentado oscilação para baixo em sua taxa de reprovação enquanto cabo eleitoral – há dois meses, 63% rejeitavam um nome indicado pelo ex-presidente.
O Datafolha entrevistou 1.092 eleitores presencialmente entre os dias 27 e 28 de maio. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-08145/2024.