Boulos, Marçal e Datena lideram rejeição em SP, diz Datafolha
Guilherme Boulos (PSol), Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB) empatam tecnicamente na rejeição entre eleitores, segundo o Datafolha
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, publicada na tarde desta quinta-feira (22/8), mostra que o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), o influenciador Pablo Marçal (PRTB) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB) lideram a rejeição entre os candidatos à Prefeitura da capital.
Ao menos 37% dos eleitores da cidade disseram que não votariam em Boulos, enquanto 34% rejeitam Marçal e 32%, Datena, segundo o Datafolha. Dos três, o influenciador foi quem mais viu a taxa de rejeição aumentar, com quatro pontos a mais em relação ao último levantamento, há duas semanas.
Boulos, por sua vez, oscilou dois pontos para cima e Datena, um. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB) viu a taxa de rejeição oscilar apenas um ponto para cima: de 24% o emedebista passou a ser rejeitado por 25% do eleitorado. A deputada federal Tabata Amaral (PSB) apresentou 18% de rejeição e a economista Marina Helena (Novo) foi rejeitada por 14%.
Boulos (23%), Marçal (21%) e Nunes (19%) lideram o levantamento de intenção de votos na capital. O influenciador cresceu na pesquisa e ultrapassou Nunes numericamente em apenas duas semanas.
Rejeição e conhecimento
Datena é o candidato mais conhecido pelo eleitorado, com 98% dos entrevistados afirmando saber quem ele é. Na sequência, os mais lembrados foram Nunes (85%) e Boulos (84%).
Passados os três primeiros debates e o início oficial da campanha, Marçal passou a ser conhecido por 67% do eleitorado – a taxa era de 62% há duas semanas –, enquanto Tabata e Marina são conhecidas por 61% e 40% dos entrevistados, respectivamente.
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores presencialmente entre os dias 20 e 22 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Protocolo SP-08344/2024.