Boulos explora combo de gestões petistas em SP como marca na campanha
Pré-candidato a prefeito pelo PSol, deputado Guilherme Boulos se coloca como representante das gestões Erundina, Marta e Haddad em SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Sem experiência em cargos no Executivo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) tem explorado em sua pré-campanha marcas das gestões dos ex-prefeitos petistas Fernando Haddad, Marta Suplicy e Luiza Erundina, hoje no PSol, como um projeto único de administração da esquerda que ele representa na capital paulista.
Ao contar com os três como seus aliados, sendo Marta sua vice na chapa, Boulos busca apresentar o pacote de programas da esquerda como um contraponto às obras e ações de seu principal adversário nestas eleições, o prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Nas agendas das quais têm participado, Boulos recorrentemente tem se referido a Marta, que foi prefeita da cidade entre 2001 e 2004, como a criadora dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), dos corredores exclusivos para circulação de ônibus e do Bilhete Único.
No dia 8 de março deste ano, em encontro com lideranças femininas, Boulos disse ser possível investir na segurança de mulheres na capital, pois “governos nossos já fizeram”. Como exemplo, citou programas criados pelas gestões de Marta e Haddad na área.
Tanto Haddad (2013-2016), quanto Marta e Erundina (1988-1992), foram eleitos pelo PT nas três únicas vezes em que um partido de esquerda comandou a capital. Uma eventual gestão de Boulos tem sido apresentada como uma forma de dar continuidade ao que foi implementado pelas três administrações petistas, ainda que o deputado seja filiado ao PSol.
“Hoje, não estamos falando de partido. Estamos falando uma coisa que transcende as barreiras partidárias”, disse Haddad no evento de filiação de Marta ao PT, em fevereiro deste ano.
O atual ministro da Fazenda do governo Lula (PT) listou uma série de hospitais que foram licitados ou construídos durante a sua gestão e de Marta. Ele também fez acenos ao período em que Erundina foi a prefeita e lamentou que nenhum dos três tenha sido reeleito.
“Eu quero dizer a vocês que nós só tivemos três mandatos na Prefeitura de São Paulo. Foram apenas 12 anos, mas tenho certeza ao afirmar que a população paulistana, quando puxar pela memória, vai lembrar de alguma coisa que aconteceu nesses 12 anos de governos progressistas na cidade de São Paulo”, declarou Haddad.
A imagem de continuidade das gestões anteriores pretende ser reforçada pela pré-campanha com a participação dos ex-prefeitos nas agendas de Boulos. No último final de semana, Erundina acompanhou o psolista em um evento no Sindicato dos Professores.