metropoles.com

Boulos aciona MPSP contra fechamento de banco de sangue na zona sul

Posto de coleta de sangue localizado no Hospital Campo Limpo possui contrato com a Prefeitura e anunciou o fim das atividades no dia 20/6

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Doação de sangue sangue doado
1 de 1 Doação de sangue sangue doado - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – O deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) pediu que o Ministério Público de São Paulo (MPSP) investigue o fechamento do posto de coleta de sangue localizado no Hospital Campo Limpo, na zona sul da capital paulistana, em meio a alertas de que estoques estaduais de sangue estão baixos.

A ação foi protocolada nesta sexta-feira (23/6), três dias após a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), organização social que possui contrato com a Prefeitura paulistana, anunciar o fim das atividades no local na terça-feira (20/6).

Na representação, Boulos argumentou que a Secretaria Municipal de Saúde não havia sido comunicada sobre o fechamento do posto no Campo Limpo.

“É no mínimo suspeito que uma entidade que está recebendo dinheiro do município cancele a prestação do serviço enquanto a Prefeitura sequer sabe o que está acontecendo”, disse o deputado federal em nota.

No pedido enviado ao MPSP, Boulos acrescentou que, segundo a própria Colsan, o posto de saúde mais próximo fica no bairro da Aclimação, a 19 km de distância da unidade fechada, o que “compromete as doações de sangue e a urgente reposição dos estoques”.

Estoques baixos de sangue

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, os estoques têm o suficiente para garantir o abastecimento de 30% do volume necessário. As doações para os tipos sanguíneos O+, O- e B- se encontram em estado crítico, enquanto os tipos A+ e B+ estão em alerta. Já os tipos A-, AB+ e AB- estão estáveis.

Procurada, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que o contrato com a Colsan permanece ativo e funciona para os postos de coleta de todos os hospitais da rede municipal.

“Para o serviço de coleta de sangue, de inteira responsabilidade da Colsan, a SMS apenas cede espaço quando a entidade solicita. A associação mantém outros postos de coleta distribuídos pela cidade”, declarou a pasta em nota.

A Colsan não retornou a reportagem até a publicação deste texto. O espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?