metropoles.com

Borá cresce 12% e deixa de ser a menor cidade do país, segundo IBGE

Censo do IBGE aponta que a cidade paulista famosa por ser a menor do país perdeu o posto, mas ainda é uma das três com menos de mil pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prefeitura de Borá
Borá
1 de 1 Borá - Foto: Prefeitura de Borá

São Paulo – Famosa por ser a menor cidade do país, a pequena Borá, na região de Presidente Prudente, no oeste do estado de São Paulo, cresceu 12,7% nos últimos 12 anos, do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e perdeu o posto para o município mineiro de Serra da Saudade.

Borá tinha 805 habitantes, segundo o Censo de 2010. No levantamento de 2022, foram registrados 907 habitantes – o que ainda a mantém como único município paulista com menos de mil habitantes.

Com um orçamento público de cerca de R$ 20 milhões em 2023, segundo informações do portal da Transparência da prefeitura, Borá tem a economia voltada especialmente para a produção de produtos agrícolas, como soja, milho, trigo, feijão, cana-de-açúcar e café, além da produção agropecuária de gado.

Segundo informações do IBGE, graças a essas atividades econômicas, a cidade tem mais empregos do que habitantes. Dados de 2021 já apontavam que a proporção de pessoas ocupadas no município ante a população total era de 112,1%. A média salarial na cidade é de 2,4 salários mínimos por trabalhador.

Veja lista com  todos os municípios:

Localizada no caminho entre Presidente Prudente e Assis, a cidade abriga a Serra da Bunka e as cachoeiras do Tancão, do Monjolo e do Jorjão, atrações turísticas locais.

A cidadezinha foi emancipada da vizinha Paraguaçu Paulista em 1965 e possui 21 ruas.

Apenas três cidades no Brasil têm menos de mil habitantes: além de Borá, Serra da Saudade (MG), líder do ranking, tem 833 pessoas, e Anhanguera, em Goiás, possui 924 habitantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?