Bombeiros estimam que ao menos 40 estejam soterrados no litoral de SP
São Sebastião foi a cidade mais castigada da região, na qual 35 mortes foram registradas; em Ubatuba, uma criança também morreu
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Os bombeiros estimam que, até o momento, ao menos 40 pessoas estejam soterradas após deslizamentos de terra, ocorridos em decorrência de tempestades que caíram em São Sebastião, no litoral norte paulista, desde o sábado (18/2). A cidade foi a mais castigada pelas fortes chuvas, registrando até o momento 35 mortes. Outro óbito, de uma criança de 7 anos, ocorreu em Ubatuba.
O governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública nas cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga e Guarujá, impactadas pelas tempestades.
Segundo a mais recente atualização da Defesa Civil, são 35 mortos em São Sebastião (31 na Barra do Sahy, um no Morro do Esquimó, um em Boiçucanga e um em Juquehy) e uma morte em Ubatuba. Até por volta das 8h50 desta segunda-feira (20/2), o número de desalojados era de 970 e de desabrigados, 747.
A capitã Michele César, subcomandante do 11°Grupamento de Bombeiros, afirmou ao Metrópoles que praticamente toda a costa sul do litoral de São Sebastião foi atingida por deslizamentos (veja vídeo abaixo).
“Estamos trabalhando em vários bairros aqui do município. [Estimamos] cerca de 40 desaparecidos, mas este número ainda pode variar. O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo está trabalhando na busca de sobreviventes”, disse ela.
Os bombeiros atuam em três grandes pontos de soterramento, onde há a possibilidade de haver vítimas sob a terra: na Barra do Sahy, em Maresias e na Praia da Baleia.
Das três regiões mencionadas, a Barra do Sahy, até o momento, é o único local onde se tem certeza de que há vítimas soterradas. “Nos demais locais, estamos na busca”, explicou a porta-voz dos bombeiros.
A corporação ainda contabiliza o total de pontos de deslizamento ocorridos em São Sebastião. Para isso, faz sobrevoos para identificá-los. O acesso aos pontos mais críticos só pode ser feito por via aérea.
Até a publicação desta reportagem, a Rodovia Doutor Manoel Hyppólito Rego (SP-055) permanecia totalmente bloqueada na altura do km 174, por causa de uma queda de barreira, e entre os kms 136 e 142, também por queda de barreira, além de árvores.
A mesma rodovia permanecia parcialmente interditada nos kms 61, 66, 84, 95, 96, 116, 164, 188 e 237, por causa da quedas de árvores, erosão, queda de barreiras e alagamentos.
Presidente Lula vai ao litoral
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta segunda-feira (20/2) em São Sebastião (SP). O chefe do Executivo anunciou que visitará a cidade para “acompanhar os esforços de enfrentamento da tragédia”.
Lula chegará a São José dos Campos (SP) por volta das 10h, de onde irá sobrevoar o litoral paulista acompanhado de ministros. Entre eles, Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
Por volta das 10h30, está previsto um encontro com lideranças e autoridades locais no Teatro Municipal de São Sebastião, centro da cidade. Em seguida, Lula fará um pronunciamento à imprensa. A expectativa é que o presidente faça anúncios de medidas práticas para socorrer as vítimas da tragédia.