Bombeiros de SP vão à Turquia para ajudar em resgates após terremoto
Serão enviados 22 policiais, dois médicos militares e dois integrantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo, além de cães farejadores
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Corpo de Bombeiros de São Paulo vai enviar à Turquia, nos próximos dias, 26 policiais militares para que eles auxiliem nos resgates das vítimas de sucessivos terremotos ocorridos no país euro-asiático, desde a segunda-feira (6/2). Os abalos sísmicos também atingiram a Síria.
Até a manhã desta quarta-feira (8/2, horário de Brasília) Turquia e Síria contabilizavam a morte de mais de 11 mil pessoas. De acordo com as autoridades turcas, 8.574 perderam a vida até o momento. O governo sírio e os Capacetes Brancos, socorristas voluntários nas áreas controladas por rebeldes, apontam 2.530 mortes. O número de vítimas torna os abalos sísmicos os mais mortais em mais de uma década.
Os bombeiros paulistas irão exclusivamente à Turquia, de acordo com sua assessoria de imprensa. Serão 22 policiais, dois médicos militares e dois integrantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Todos serão chefiados pelo coronel Camargo Junior. Além dos policiais, três cães da raça pastor-belga-malinois e uma cadela, labradora, irão compor o grupo de buscas.
Em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), que levarão os 26 policiais militares, também serão transportados equipamentos específicos para ocorrências de busca e resgate em estruturas colapsadas como escoras, ferramentas hidráulicas, pneumáticas e rompedores para estruturas.
Também serão encaminhadas ao país euro-asiático barracas que serão usadas como posto de comando, onde ficarão abrigados equipamentos e a tropa.
A data exata da viagem não foi ainda confirmada. Em nota, a corporação afirma que ela ocorrerá “nos próximos dias.”
Bombeiros do DF vão à Turquia e Síria
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também prontificou-se a enviar esforços à Turquia e Síria para amparar os cidadãos locais.
Segundo a corporação, já estão em andamento as tratativas com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores e com a embaixada.
Em nota, o CBMDF afirmou que os militares estão aptos para trabalhar juntamente às forças nacionais com equipes altamente treinadas para busca e resgate de estrutura colapsada, equipes com utilização de cães para busca, de atendimento de emergência com produtos perigosos e bombeiros para primeiros auxílios.
Terremotos
O tremor de magnitude 7,8 da manhã de segunda-feira atingiu uma área perto da cidade de Gaziantep e deixou enorme rastro de destruição na Turquia e na Síria. Horas mais tarde, outro tremor com 7,5 de magnitude foi sentido.
Nessa terça-feira, outro terremoto teve como epicentro o sudeste da Turquia. De menor intensidade o tremor de terra chegou a 5,7 de magnitude.