metropoles.com

Bolsonaro tem “recuperação satisfatória” e sangramento nasal discreto

Em boletim divulgado nesta quarta-feira, equipe médica diz que vai avaliar necessidade de nova cirurgia no ex-presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
foto colorida mostra Jair Bolsonaro em cama de hospital, fazendo joinha, de pijama - Metropoles
1 de 1 foto colorida mostra Jair Bolsonaro em cama de hospital, fazendo joinha, de pijama - Metropoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo — O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “segue em recuperação satisfatória” das duas cirurgias feitas nessa terça-feira (12/9), no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, e tem “sangramento nasal discreto”, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (13/9).

“O pós-operatório transcorre sem complicações, com discreto sangramento nasal, sendo feitas instilações nasais para alívio, tendo mais facilidade para respirar e conversar. Incomodo parcial em orofaringe. O paciente iniciou dieta líquida e fria”, diz o boletim assinado pela equipe médica que trata Bolsonaro.

De acordo com os médicos do ex-presidente, Bolsonaro “possui trânsito intestinal preservado, sem nenhum sinal clínico de sub oclusão intestinal” e “será reavaliado oportunamente para possível intervenção cirúrgica, se necessário”. A expectativa é que Bolsonaro tenha alta até o fim desta semana.

A previsão inicial era que Bolsonaro fosse submetido a uma terceira cirurgia ainda nesta semana para corrigir as alças intestinais. Na terça-feira, o ex-presidente passou por uma endoscopia digestiva alta para tratamento de doença do refluxo gastroesofágico, em decorrência da facada sofrida em 2018, e por uma correção de desvio de septo.

Visita do governador

Nesta quarta-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou o ex-presidente no hospital na zona sul paulistana. Tarcísio chegou por volta das 9h10, acompanhado do advogado e ex-secretário da Comunicação Fabio Wajngarten, que tem se encarregado de divulgar informações sobre o quadro clínico do ex-presidente.

A comitiva chegou em quatro carros pretos (veja abaixo). O governador deixou o local por volta de 10h05. Ele não parou para conversar com os jornalistas que aguardavam em frente ao hospital.

Após deixar o hospital, Tarcísio postou em suas redes sociais uma foto ao lado do ex-presidente no hospital. “Que bom encontrá-lo bem e disposto, presidente @jairbolsonaro. Seguimos orando pelo senhor e que Deus acompanhe a sua recuperação”, escreveu.

Assim que tiver alta hospitalar, Bolsonaro deve ficar hospedado mais uma vez no Palácio dos Bandeirantes, a convite de Tarcísio. Bolsonaro deverá permanecer em São Paulo até a próxima semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?