Bolsonaro sobre Zanin no STF: “Prerrogativa do presidente”
“Competência privativa do presidente”, disse Bolsonaro sobre escolha do advogado; ex-presidente participou de formatura de PMs em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se absteve nesta sexta-feira (2/6) de comentar a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). Durante evento de formatura de oficiais da Polícia Militar em São Paulo, Bolsonaro disse que não cabe a ele comentar a escolha.
“A escolha é do presidente. Essa é uma competência privativa do presidente da República”, afirmou o ex-presidente a jornalistas durante a solenidade.
Bolsonaro também foi questionado sobre a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves, que liberou para julgamento na Corte a ação que pode torná-lo inelegível.
“Ainda não conversei com meu advogado sobre isso”, disse Bolsonaro.
O ex-presidente chegou a São Paulo nessa quinta-feira (1º/6) e acompanhou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), na formatura de 187 alunos-oficiais da Academia da Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da capital paulista.
Também participou da agenda o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que busca atrair o apoio do PL e de Bolsonaro para sua campanha à reeleição no ano que vem. O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) tenta se viabilizar como candidato bolsonarista à prefeitura da capital em 2024.
Este é o segundo encontro entre Nunes e Bolsonaro em menos de um mês. Em maio, o prefeito foi a um evento do PL Mulher, comandado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Antes, os dois almoçaram com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em um restaurante italiano na capital.
Bolsonaro desembarcou na quinta-feira (1º/6) em São Paulo para uma consulta médica com o objetivo de agendar mais uma cirurgia na região intestinal, procedimento que seria necessário para tratar as sequelas da facada sofrida na campanha eleitoral de 2018, em Juiz de Fora (MG).
Depois, Bolsonaro se reuniu com Tarcísio no Palácio dos Bandeirantes para falar sobre a conjuntura política em São Paulo, e acompanhou o governador no estádio do Morumbi para assistir ao jogo do São Paulo pela Copa do Brasil. Bolsonaro passou a noite na sede do governo paulista.