Bolsonaristas e tucanos se unem contra aliado de Kassab em São José
Diante da ascensão do PSD no estado, bolsonaristas e tucanos se unem contra reeleição de aliado de Gilberto Kassab em São José dos Campos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Contra o domínio do PSD nas prefeituras paulistas, PL e PSDB articulam uma aliança em São José dos Campos, no interior paulista, para frear o crescimento do partido presidido pelo secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, e evitar a reeleição do prefeito Anderson Farias (PSD), que assumiu a cadeira em 2022, com a renúncia do atual vice-governador, Felício Ramuth, do mesmo partido.
A aliados, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que São José é uma de suas prioridades nas eleições municipais deste ano. A cidade tem o 9º maior eleitorado do estado – em 2022, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), eram 558.140 eleitores no município – e é a mais populosa da região do Vale do Paraíba, importante polo industrial.
Além da importância estratégica de ter alguém próximo de seu campo político no comando de São José dos Campos, Bolsonaro também não quer apoiar quadros ligados a Kassab: o ex-presidente, inclusive, tem reclamado do secretário estadual a pessoas próximas.
“No PSD do Kassab eu não apoio ninguém, tá ok?”, disse Bolsonaro em áudio enviado a aliados no WhatsApp em fevereiro deste ano.
Bolsonaro está insatisfeito com o fato de Kassab ter mais espaço no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu afilhado político, do que os bolsonaristas.
Paralelamente, quadros tucanos e representantes de partidos de centro e centro-direita têm criticado a ofensiva de Kassab para filiar prefeitos pelo interior paulista depois que o PSDB perdeu o governo na eleição de 2022, deixando o comando do estado após quase 30 anos de hegemonia.
PL e PSDB contra Kassab
Contra o prefeito Anderson Farias (PSD), apoiado por Kassab para tentar se reeleger em outubro, bolsonaristas do PL e de outros partidos se aliaram aos tucanos para evitar que o partido se mantenha no comando do município.
Líder nas pesquisas de intenção de voto em São José, o ex-prefeito Eduardo Cury (PL) pode sair candidato tendo como o vice na chapa seu antecessor na Prefeitura, o ex-deputado Emanuel Fernandes, que retornou ao PSDB recentemente de olho na disputa municipal.
As conversas para que os dois disputem juntos estas eleições ocorrem em meio ao anúncio de que PL e PSDB firmaram uma aliança em São José dos Campos, feita em abril deste ano.
Terceiro pré-candidato com maior intenção de votos nas pesquisas eleitorais, o deputado estadual Doutor Elton (União) mantém conversas com Cury para apoiá-lo em um eventual segundo turno contra o prefeito do PSD. Em troca, o próprio Cury teria se comprometido a apoiar Elton caso este avance no pleito e enfrente o aliado de Kassab.