Biancardi: juíza recusa transferir vizinho para “Presídio dos Famosos”
Vizinho Eduardo Seganfredo Vasconcelos está na carceragem da Delegacia de Cotia após assaltar pais da influenciadora Bruna Biancardi
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A juíza Andressa Martins Bejarano, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), negou nesta sexta-feira (17/11) a transferência de Eduardo Seganfredo Vasconcelos, de 19 anos, para a Penitenciária de Tremembé, no interior paulista, conhecida como o “Presídio dos Famosos”. Ele está preso por assaltar os pais da influenciadora Bruna Biancardi, de quem era vizinho, e confessou o crime.
Eduardo está detido na carceragem da Delegacia de Polícia de Cotia, na Grande São Paulo. Ele foi pego em flagrante após invadir a casa e roubar os seus vizinhos Telma Fonseca Ribeiro, 50 anos, e Edson Ribeiro, 52, pais de Bruna Biancardi, em um condomínio fechado da cidade, na semana passada. Outros dois comparsas, que participaram da ação, estão foragidos.
Na terça-feira (14/11), a defesa do assaltante alegou ameaças e entrou com um pedido na Justiça para que ele fosse levado para Tremembé, onde estão outros presos envolvidos em casos de repercussão, como Alexandre Nardoni e Gil Rugai.
Na petição, o advogado Marcos Antonio Antunes Barbosa, que representa Eduardo, afirma que os pais dele têm recebido ligações, com ameaças e extorsões, desde que o caso veio a público. Segundo alega, os bandidos teriam dito que o assaltante “sofrerá retaliações na prisão se não depositarem valores para manter a segurança”.
Transferência negada
O Ministério Público de São Paulo (MPSP), no entanto, foi contrário ao pedido de transferência. A manifestação é assinada pelos promotores Filipe Viana de Santa Rosa e Natalia Romeiro de Andrade Puglia.
“Ocorre que não foram juntadas provas que comprovem os fatos alegados, nem ao menos eventual boletim de ocorrência visando a apuração da ameaça e extorsão supostamente realizadas”, escreveram.
Ao analisar o pedido, a juíza Andressa Martins Bejarano, da Vara Criminal do Foro de Cotia, decidiu dar razão à promotoria.
“Em que pese as alegações, a defesa nada trouxe para comprová-las”, escreveu a magistrada.
Assalto aos Biancardis
Telma e Edson tiveram as mãos e os pés amarrados por cadarços de tênis e ficaram sob poder dos criminosos por cerca de 25 minutos. Os ladrões ainda ameaçaram jogar óleo fervendo no rosto de Telma e levaram bolsas, relógios e joias de Bruna Biancardi e Mavie, a filha recém-nascida que a influencer tem com Neymar.
Em depoimento, Eduardo confessou o assalto, narrou detalhes do planejamento, alegou estar arrependido e disse ter sido “influenciado pelos amigos”. Após o flagrante, ele ficou detido na carceragem da Delegacia de Polícia de Cotia.
Por causa do assalto (veja acima), o TJSP decretou a prisão de Pedro Henrique dos Santos Vasconcelos, 18 anos, mais conhecido como “Urso”. Ele aparece no banco de passageiro, ao lado de Eduardo, nas gravações de câmeras de segurança da portaria, e está foragido.
A Polícia Civil também procura pelo terceiro criminoso, identificado apenas como “Europa”. É com ele que teriam ficado os objetos roubados do casal, de acordo com depoimento de Eduardo.
Tremembé
A Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, abrigou nos últimos anos uma série de criminosos envolvidos em casos de grande repercussão midiática.
Também passaram pelo “Presídio dos Famosos” os detentos Roger Abdelmassih, Daniel Cravinhos e o ex-goleiro Edinho. Todos esses já deixaram a prisão.
Por sua vez, a unidade feminina de Tremembé já recebeu condenadas como Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga. Recentemente, Anna Carolina Jatobá, considerada culpada pela morte da menina Isabella Nardoni, deixou a cadeia.
Segundo o CNJ, o presídio de Tremembé tem condições consideradas “boas” e até vagas sobrando – o que é raro no sistema penitenciário brasileiro.