Quem é “Bebê”, alvo da PF suspeito de lavar dinheiro com carrões
Jonatas Dias dos Santos, que tem loja de carros de luxo em Indaiatuba e Itu, já foi alvo de inquérito policial por causa de sorteios ilegais
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O empresário Jonatas Dias dos Santos, 39 anos, um dos alvos da Operação Lactus Actio, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nessa terça-feira (12/3), já foi investigado pela Polícia Civil de São Paulo, em 2022, por suspeita de lavagem de dinheiro por meio de rifas e sorteios ilegais de veículos, iPhones e prêmios em dinheiro. O caso acabou arquivado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) no ano seguinte.
Dono de lojas de carros de luxo em Indaiatuba e Itu, no interior paulista, Jonatas teve 31 carrões e quatro motos aquáticas apreendidos, além das contas bloqueadas pela Justiça. Conhecido como “Bebê” na região, ele foi um dos alvos dos 15 mandados de busca e apreensão cumpridos pela operação que mirou crimes contra a ordem tributária e de lavagem de dinheiro.
Como foi a investigação
De acordo com as investigações feitas pela polícia em 2022, os sorteios e rifas promovidos por Jonatas geralmente atingiam 100 mil números, “escolhidos entre os apostadores por unidade ou cota”, segundo o inquérito. Havia, ainda, um impulsionamento aos apostadores que adquirissem mais números — estes poderiam ser premiados com um iPhone de último modelo.
A polícia também apurou que os carros e objetos rifados podiam ser substituídos por premiação em dinheiro.
Ainda segundo as investigações, o empresário costumava ser procurado para atuar como “laranja” por outros comerciantes do segmento e até por traficantes de armas e de drogas. Nesses casos, Jonatas era suspeito de fazer rifas de veículos de terceiros como se fossem seus.
Em uma dessas negociações, ele teria recebido R$ 700 mil para colocar no nome de sua empresa um Lamborghini avaliado em R$ 4,5 milhões.
O inquérito, contudo, acabou arquivado pelo MPSP em maio de 2023 por falta de “tipicidade material”. A decisão foi acatada pelo Tribunal de Justiça.
Influenciador digital
Jonatas é conhecido em Indaiatuba e Itu, onde ficam suas lojas — Fox Carros e Fox Rodas —, e nas redes sociais como “Bebê”. No Instagram, ele acumula mais de 1 milhão de seguidores e compartilha a rotina em família na sua mansão, na academia e no trabalho. “Fala, bebezada”, costuma brincar o empresário em seus vídeos.
Em relação à operação de terça-feira, o empresário gravou vídeos nas redes (veja abaixo) dizendo que está “tranquilo”, apesar de estar sem dinheiro por causa do bloqueio de suas contas. “No momento, não está muito bom, não. Mas já, já as coisas se resolvem”, afirmou.
O Metrópoles procurou a defesa de Jonatas, mas não teve retorno. O espaço está aberto para manifestações.