Bebê de 2 anos morre no interior de SP após ser picado por cascavel
Garoto estava em acampamento para pescar com a família quando foi atacado; pai matou a cobra e levou bebê ao hospital, mas ele não resistiu
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O bebê Gael Henry Jesus Ribeiro, de dois anos e dois meses, morreu, nesse domingo (19/11), após ser picado por uma cobra cascavel enquanto acampava com a família em Panorama, região de Presidente Prudente, interior de São Paulo.
Segundo informações do site local Panorama Notícia, Gael foi atacado no sábado (18/11) em um acampamento na região do Córrego dos Macacos. Ele estava com os pais e outro irmão e tinham ido ao local para pescar.
O pai socorreu o menino e matou a serpente. A criança foi levada inicialmente para o Pronto-Socorro de Panorama, onde recebeu os primeiros cuidados. Em seguida, foi transferida, já no domingo, para o Hospital Regional de Presidente Prudente, onde morreu.
Em nota ao Metrópoles, a Secretaria de Estado da Saúde disse que lamenta a morte do menino Gael e informou que o Hospital Regional de Presidente Prudente (HRPP), “de forma imediata, prestou todo atendimento necessário após sua entrada na unidade, às 11h58 [de domingo]”.
A pasta disse, ainda, que o paciente teve o pedido de entrada feito às 7h45, “tendo vaga cedida às 8h27 pelo HRPP”. A transferência do paciente, segundo a secretaria, é de responsabilidade da unidade de origem.
Veneno poderoso
O veneno da cobra cascavel é considerado poderoso. Ele destrói as células do sangue das vítimas, causa lesões musculares e afeta os sistemas nervoso e renal.
Em casos de picada, a recomendação do Instituto Butantan é lavar o local com água e sabão e levar a vítima imediatamente para o hospital. É importante levar a cobra ou uma foto do animal para facilitar a identificação pelos médicos.