Basílica de Aparecida pede paz em Gaza na missa da Sexta-Feira Santa
Faixa estendida no corredor da Basílica com pedido de paz fez alusão à guerra na Faixa de Gaza; partes da encenação lembraram conflito
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma faixa de 11 metros pedindo paz “na terra de Jesus” (foto de destaque) foi estendida na Basílica de Aparecida, no interior de São Paulo, durante as celebrações desta Sexta-Feira Santa.
Para os cristãos, a Terra Santa é formada por partes do território palestino da Cisjordânia, de Israel e da Jordânia. Há quase seis meses, uma guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas, amplia as tensões na região e provoca uma crise humanitária sem precedentes na Faixa de Gaza.
Segundo o Santuário Nacional de Aparecida, todos os anos a encenação da Via Sacra, que acontece dentro da Basílica, tem algum elemento que faça referência a alguma demanda social atual. A faixa foi estendida durante a encenação da Paixão de Cristo.
Durante a encenação da Via Sacra, que reproduz cenas bíblicas alusivas ao calvário de Jesus, uma mulher com a vestimenta típica palestina carregou nos braços uma criança suja de poeira.
Além disso, o corpo do homem que representou Jesus na encenação foi envolto por um tecido escrito “paz”.
No final da encenação, os personagens saíram pelo corredor central e a faixa de 11 metros foi estendida pedindo o fim da violência.