Base de Tarcísio vai comandar comissões mais estratégicas da Alesp
CCJ e Finanças na Alesp serão presididas por deputados do PL e do Republicanos, partidos da base do governador Tarcísio de Freitas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – PL e Republicanos, dois dos partidos que integram a base governista na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), presidirão as comissões mais cobiçadas da Casa: Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças e Orçamento, respectivamente.
As duas siglas já ocupam postos estratégicos para o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Alesp, com o deputado André do Prado (PL) na presidência da Assembleia, o líder do governo na Casa, Jorge Wilson “Xerife do Consumidor” (Republicanos).
Também ficou com o PL, sigla que acomoda a bancada bolsonarista, a corregedoria da Alesp, que deixará nas mãos do deputado Alex de Madureira as análises de denúncias contra parlamentares por quebra de decoro.
Comissões estratégicas
O partido comandado por Valdemar Costa Neto ainda não definiu qual deputado da bancada presidirá a CCJ. A comissão é a mais visada nas casas legislativas porque analisa a legalidade de todos os projetos de lei que tramitam no Parlamento, antes de eles seguirem para as comissões temáticas e votação no plenário.
Responsável por elaborar a pauta das sessões da comissão, o presidente da CCJ pode facilitar ou dificultar a tramitação de projetos de interesse do governo, como a proposta de privatização da Sabesp, uma das promessas de campanha de Tarcísio. Com 13 deputados, a CCJ é a maior comissão da Casa.
Já a comissão de Finanças, com 11 membros, é vista como a segunda mais importante por avaliar os gastos do governo. Cabe a ela discutir e fazer alterações no Orçamento anual elaborado pelo Executivo. Além disso, ela também tem o poder de interferir em trabalhos de outras comissões.
A comissão de Finanças será comandada pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos), que havia sido cotado tanto para a presidência da Casa quanto para a liderança do governo, mas acabou preterido.
Os membros de cada uma das 21 comissões permanentes da Alesp foram divulgados no Diário Oficial da última sexta-feira (14/4). Embora as votações que definirão os presidentes de cada uma delas só ocorrerão nesta semana, os comandos dos colegiados já são previamente acertados pelas bancadas.