metropoles.com

SP: Barra Funda é região que mais cresce e Grajaú tem maior população

Segundo o IBGE, a Barra Funda, na zona oeste de SP, foi a região que mais cresceu em população na capital paulista em 12 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cordeiro / SPTuris
foto colorida de vista aérea da Avenida Paulista, em SP - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de vista aérea da Avenida Paulista, em SP - Metrópoles - Foto: José Cordeiro / SPTuris

São Paulo – Dados do mais recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nessa quinta-feira (21/3), mostram que a região da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, foi a área que mais cresceu em habitantes entre os anos de 2010 e 2022.

A região apresentou um crescimento populacional de 132%, saltando de 14.383 moradores para 33.436 em 12 anos. Neste período, a Barra Funda, passou por intensa transformação e verticalização. Áreas de antigas indústrias receberam inúmeros empreendimentos imobiliários.

O IBGE faz o levantamento por distritos, que são divididos em unidades administrativas e podem incluir mais de um bairro. A capital, por exemplo, possui 96 distritos.

O segundo distrito que mais cresceu foi Marsilac, na zona sul, com 38% de aumento em relação a 2010. Com 11.443 habitantes, a região é também a de menor população na capital.

Também na zona sul se encontra o distrito paulistano mais populoso da cidade. Com 384.873 pessoas, o Grajaú tem mais habitantes do que 98% das cidades brasileiras e teve um crescimento de 6,7% em relação ao último censo (2010).

A capital paulista tem 11.451.999 habitantes e apresentou apenas 1,7% de crescimento populacional no período.

Maior queda

No centro, a Bela Vista foi a região de maior queda populacional: mais de 10 mil pessoas deixaram a área desde 2010, um taxa de 13,6%. Atualmente, o distrito tem 60.024 habitantes.

Alto de Pinheiros, na zona oeste, e São Miguel, na zona leste, aparecem na sequência. No primeiro, houve redução de 13,4% da população, enquanto o segundo registrou queda de 12% dos habitantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?