Bar Brahma é alvo de vandalismo após tentativa de furto em SP
Bar Brahma foi alvo de vandalismo depois que um suspeito foi detido por frequentadores; comparsas depredaram o bar até a soltura do ladrão
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma tentativa de furto terminou em uma confusão generalizada, na tarde deste domingo (3/12), no Bar Brahma, no cruzamento entre as avenidas Ipiranga e São João, na região central de São Paulo. Proprietários do bar afirmam que são “cenas organizadas para criação do caos e violência”.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito de praticar o furto foi detido por pessoas que estavam no local. O infrator foi agredido e outros suspeitos passaram a apedrejar o bar, até que o suposto ladrão fosse solto pelas pessoas.
A Secretaria da Segurança Pública afirma que, até o início da tarde desta segunda-feira (4/12), não havia registro da ocorrência na Polícia Civil.
Entretanto, segundo a SSP, policiais do 3º Distrito Policial (Campos Elíseos) foram até o local, solicitaram imagens das câmeras de segurança e orientaram os proprietários a fazerem o boletim de ocorrência.
Os donos do Bar Brahma se manifestaram por meio de uma nota, dizendo que “o centro é o coração da nossa cidade e o Bar Brahma é um espaço de resistência com 75 anos de tradição na esquina mais famosa de São Paulo”.
“Dessa forma, gostaríamos de evidenciar que a responsabilidade para a ocupação segura do centro é um problema de justiça, de polícia e de cidadania (…) Precisamos de profissionais que atuem na segurança da cidade, para seus moradores e frequentadores, 24 horas, para que não se repitam cenas como essa, claramente articuladas e ‘organizadas’ para a criação do caos e violência”, afirmam.
Os responsáveis dizem também que o “centro é de todos e entendemos que o papel da sociedade é de cuidar do que é nosso, prestigiando os espaços culturais e estabelecimentos comerciais”. “O Bar Brahma se mantém mais vivo do que nunca, combatendo desilusão com esperança e cultura. Resistência também depende de as pessoas ocuparem os espaços da cidade”, afirmam.
O que dizem as autoridades
Segundo a SSP, de abril a outubro houve queda de 6,1% nos furtos e de 15,2% nos roubos em comparação ao mesmo período do ano anterior na região.
“O contingente policial na região foi reforçado pela Operação Impacto-Centro, com 120 policiais a mais diariamente, além de mais de 1,5 mil vagas pela Atividade Delegada. Além do apoio de operações constantes da Polícia Civil para identificar e prender criminosos e desmantelar quadrilhas”, diz, em nota.