Bando enganava idosos com golpe da “ajuda espiritual” em São Paulo
Quadrilha oferecia “ajuda espiritual” para idosos, tomava o cartão bancário, devolvia pedaço de papel e realizava saques e transações em SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Três homens e uma mulher foram presos nesta quinta-feira (11), na zona leste de São Paulo, sob a suspeita de aplicar golpes em idosos ao oferecer “ajuda espiritual”. Segundo a Polícia Civil, o bando chegou a tomar mais de R$ 12 mil de uma das vítimas.
As investigações duraram cerca de um mês e flagraram a quadrilha atuando na região da Penha. De acordo com os policiais, os criminosos abordavam idosos na rua, ganhavam a confiança e depois ofereciam ajuda espiritual para resolver problemas de saúde com um suposto líder.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), um dos integrantes do bando se vestia com roupas religiosas e aguardava dentro de um carro, onde seria realizado o “tratamento”.
A vítima era então orientada a entregar um cartão bancário para receber a bênção. Os bandidos fingiam colocar o cartão em um envelope ou embrulho de papel, dizendo que o idoso deveria abri-lo somente ao chegar em casa.
A surpresa acontecia quando a vítima chegava em seu próprio lar. Ao abrir o envelope ou o embrulho, não havia nada lá dentro além de um pedaço de papel. A quadrilha usava o cartão das vítimas para fazer saques e transações bancárias, enquanto a pessoa enganada não percebia a cilada na qual havia caído.
Durante a abordagem, a Polícia Civil encontrou os quatro integrantes do bando em um carro na rua Evans. O grupo foi levado até o 64º DP (Cidade AE Carvalho), onde, segundo a SSP, explicaram a participação de cada um no golpe.
Os criminosos foram presos sem direito à fiança e indiciados por estelionato e formação de organização criminosa.