metropoles.com

Banco de Leite do Hospital das Clínicas deve zerar estoque em 10 dias

Estoques do Banco de Leite do Hospital das Clínicas, em São Paulo, estão em baixa. Por mês, são necessários cerca de 45 litros de leite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/ Metrópoles
Estoques do Banco de Leite do Hospital das Clínicas, em São Paulo, estão em baixa. Por mês, são necessários cerca de 45 litros de leite - Metrópoles
1 de 1 Estoques do Banco de Leite do Hospital das Clínicas, em São Paulo, estão em baixa. Por mês, são necessários cerca de 45 litros de leite - Metrópoles - Foto: André Borges/ Metrópoles

São Paulo — O estoque do Banco de Leite do Hospital das Clínicas, na Zona Oeste de São Paulo, está em baixa e deve durar apenas por mais 10 dias. Tanto a quantidade de leite pasteurizado quanto do leite cru (sem pasteurizar) não conseguuem atender o volume consumido pelos recém-nascidos internados na unidade.

Atualmente, o Centro Neonatal do instituto tem 48 leitos, sendo 40 deles de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Cerca de 45 litros de leite humano são necessários mensalmente para atender os bebês. As doações são feitas pelas mães dos bebês que estão hospitalizados e por doadoras externas.

A coordenadora-médica do Banco de Leite Humano e do Centro Neonatal do Instituto da Criança e do Adolescente do HC, Valdenise Calil, relatou para a Folha de S.Paulo que a baixa nos estoques é frequente durante o ano inteiro. “Em alguns meses, a situação fica mais crítica. De março para cá vem piorando e ficamos bem aquém da quantidade que precisamos para um mês”, disse.

Tal qual a doação de sangue, a doação de leite parece diminuir quando as temperaturas estão mais baixas. “Acho que as mulheres não querem ficar muito tempo expostas retirando leite. A gente não consegue encontrar uma explicação para isso, mas é meio cíclico durante o ano”, especulou Valdenise.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais benefícios do leite materno são a proteção contra diarreias, infecções respiratórias e alergias; a redução em 13% da mortalidade em crianças menores de 5 anos e redução do risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabete e obesidade na vida adulta.

Qualquer pessoa que amamenta é um possível doador de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. 1 ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso do neném.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?