metropoles.com

Detento é baleado em tentativa de fuga de penitenciária no interior

Quatro homens tentaram fugir da penitenciária de Casa Branca, no interior de SP; sindicato critica condições de trabalho na unidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/SIFUSPESP
Imagem colorida de penitenciária de Casa Branca, no interior de São Paulo. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de penitenciária de Casa Branca, no interior de São Paulo. Metrópoles - Foto: Reprodução/SIFUSPESP

São Paulo — Uma tentativa de fuga foi registrada na madrugada desta quinta-feira (28/3) na Penitenciária Joaquim de Sylos Cintra, em Casa Branca, no interior de São Paulo. Quatro detentos tentavam escapar da prisão e acabaram desistindo após um deles ser baleado na perna.

O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo (SIFUSPESP) alega que poucos agentes foram mobilizados para a ação e que seus equipamentos de comunicação e armas de fogo falharam. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) nega as denúncias.

Segundo a SAP, o caso aconteceu quando o quarteto acessou a área próxima ao muro da unidade após danificar parte do concreto da abertura de ventilação da cela. A pasta ainda afirma que, assim que um dos suspeitos tentou escalar o alambrado, um dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) realizou um disparo de advertência, o que não impediu o preso de continuar.

Ao observar a persistência do ato, o funcionário se viu obrigado a atirar em uma das pernas do detento. Após o homem ser neutralizado, o restante do grupo desistiu de prosseguir com a fuga.

O homem ferido está hospitalizado e não corre risco de morrer, informou a secretaria. Foram apreendidas cordas artesanais com os suspeitos. Os envolvidos estão em uma cela disciplinar e serão transferidos de unidade após autorização do Poder Judiciário.

Poucos servidores e superlotação

Em nota, o SIFUSPESP afirmou que haviam apenas três torres de vigilância operando no momento da tentativa de fuga. Além disso, o sindicato diz que apenas metade do número necessário de agentes estava trabalhando no momento.

A organização ainda revela que na hora de intervir para evitar que os detentos escapassem, as armas de fogo dos funcionários falharam, assim como seus aparelhos de comunicação.

O sindicato também critica, em nota, o fato de a penitenciária ter capacidade para 926 presos e atualmente abrigar cerca de 1.462. Além disso, diz que seriam necessários, no mínimo, 25 servidores no plantão e 12 na muralha para cobrir a área que tem mais de cinco mil metros.

Em nota, a SAP diz que as denúncias do sindicato não procedem e que a penitenciária de Casa Branca “opera dentro dos padrões de ordem e disciplina”. Além disso, afirma que todos os equipamentos dos presídio estão em pleno funcionamento.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?