Bairros de SP ficam sem água após chuva; Sabesp promete volta gradual
Zona sul da capital, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são áreas mais afetadas por falta de água
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Moradores de diferentes bairros de São Paulo e da região metropolitana da capital amanheceram sem abastecimento de água nesta quinta-feira (16/11) após as fortes chuvas que atingiram a região na noite dessa quarta-feira (15/11). Segundo a Sabesp, o problema foi causado por quedas na rede elétrica que afetaram o fornecimento de água do Sistema Guarapiranga.
Na capital, os bairros afetados são Capão Redondo, Jardim Ângela, Parque Santo Antônio e Jardim São Luís. As cidades de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também sofrem com a falta de água.
Quedas de energia ainda atingiram equipamentos na região do Tremembé, na zona norte, e Franco da Rocha, diz a companhia.
A Sabesp disse que o restabelecimento do fornecimento de água está ocorrendo de forma gradual e a previsão é de que a situação seja normalizada até o fim desta quinta-feira.
“A Companhia está realizando manobras operacionais para reduzir o impacto. A retomada do fornecimento, que está ocorrendo gradualmente, vem sendo mais lenta em virtude da alta de consumo causada pela onda de calor. A previsão é que a recuperação do abastecimento ocorra durante esta quinta-feira (16)”, diz a Sabesp em nota.
A companhia orienta aos moradores que dispõem de água que “utilizem o recurso de forma consciente para melhor recuperação de todo o sistema de distribuição”.
Problemas no abastecimento
Alguns bairros que enfrentam falta de água nesta quinta-feira (16/11) já tiveram problemas no abastecimento na semana passada.
Na segunda-feira (13/11), ainda havia relatos de falta de água no Capão Redondo, Vila Andrade, Valo Velho, Campo Limpo e Jardim Ângela, na zona sul; Butantã, na zona oeste; Antônio Estevão Carvalho e Vila Formosa, na zona leste.
Em outras cidades, moradores de Embu das Artes, Taboão da Serra e Cotia, na Grande São Paulo; e de São José dos Campos e Jaguariúna, no interior, também sofreram com problemas de abastecimento.
Falta de energia
A chuva dessa quarta-feira também derrubou árvores e deixou vários bairros sem luz na capital. O Corpo de Bombeiros registrou 131 chamados para quedas de árvores entre quarta-feira e a madrugada desta quinta.
Em algumas regiões, houve registro de chuva de granizo e falta de energia elétrica. Os bombeiros informaram, ainda, que houve 11 chamados para enchentes e alagamentos e oito chamados para desabamentos. Não houve vítimas.
De acordo com a Enel, foi restabelecido, até a manhã desta quinta-feira (16/11), o fornecimento de energia para 70% dos clientes impactados pelas fortes chuvas e rajadas de vento de até 55 km/h que atingiram parte da área de concessão da distribuidora.