metropoles.com

Bairros de SP ficam sem água após chuva; Sabesp promete volta gradual

Zona sul da capital, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são áreas mais afetadas por falta de água

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Castello Branco/Governo do Estado de SP
Imagem colorida mostra estação de tratamento de água da Sabesp. A estrutura de concreto cinza na parede tem piso de gramado, em dia de céu encoberto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra estação de tratamento de água da Sabesp. A estrutura de concreto cinza na parede tem piso de gramado, em dia de céu encoberto - Metrópoles - Foto: Cris Castello Branco/Governo do Estado de SP

São Paulo – Moradores de diferentes bairros de São Paulo e da região metropolitana da capital amanheceram sem abastecimento de água nesta quinta-feira (16/11) após as fortes chuvas que atingiram a região na noite dessa quarta-feira (15/11). Segundo a Sabesp, o problema foi causado por quedas na rede elétrica que afetaram o fornecimento de água do Sistema Guarapiranga.

Na capital, os bairros afetados são Capão Redondo, Jardim Ângela, Parque Santo Antônio e Jardim São Luís. As cidades de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também sofrem com a falta de água.

Quedas de energia ainda atingiram equipamentos na região do Tremembé, na zona norte, e Franco da Rocha, diz a companhia.

A Sabesp disse que o restabelecimento do fornecimento de água está ocorrendo de forma gradual e a previsão é de que a situação seja normalizada até o fim desta quinta-feira.

“A Companhia está realizando manobras operacionais para reduzir o impacto. A retomada do fornecimento, que está ocorrendo gradualmente, vem sendo mais lenta em virtude da alta de consumo causada pela onda de calor. A previsão é que a recuperação do abastecimento ocorra durante esta quinta-feira (16)”, diz a Sabesp em nota.

A companhia orienta aos moradores que dispõem de água que “utilizem o recurso de forma consciente para melhor recuperação de todo o sistema de distribuição”.

Problemas no abastecimento

Alguns bairros que enfrentam falta de água nesta quinta-feira (16/11) já tiveram problemas no abastecimento na semana passada.

Na segunda-feira (13/11), ainda havia relatos de falta de água no Capão Redondo, Vila Andrade, Valo Velho, Campo Limpo e Jardim Ângela, na zona sul; Butantã, na zona oeste; Antônio Estevão Carvalho e Vila Formosa, na zona leste.

Em outras cidades, moradores de Embu das Artes, Taboão da Serra e Cotia, na Grande São Paulo; e de São José dos Campos e Jaguariúna, no interior, também sofreram com problemas de abastecimento.

Falta de energia

A chuva dessa quarta-feira também derrubou árvores e deixou vários bairros sem luz na capital. O Corpo de Bombeiros registrou 131 chamados para quedas de árvores entre quarta-feira e a madrugada desta quinta.

Em algumas regiões, houve registro de chuva de granizo e falta de energia elétrica. Os bombeiros informaram, ainda, que houve 11 chamados para enchentes e alagamentos e oito chamados para desabamentos. Não houve vítimas.

De acordo com a Enel, foi restabelecido, até a manhã desta quinta-feira (16/11), o fornecimento de energia para 70% dos clientes impactados pelas fortes chuvas e rajadas de vento de até 55 km/h que atingiram parte da área de concessão da distribuidora.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?