Avião com brasileiros repatriados do Líbano chega a São Paulo
Entre os 229 cidadãos brasileiros estão 10 crianças de colo, além de três pets. Lula aguarda repatriados na base aérea de Guarulhos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A primeira leva de cidadãos brasileiros repatriados do Líbano, que sofre com bombardeios decorrentes do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, chegou ao Brasil na manhã deste domingo (6/10). Ao todo, desembarcaram 229 pessoas, sendo 10 bebês de colo. Também havia três pets.
O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, às 10h25, onde eram aguardados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A aeronave KC-30 ficou cerca de duas horas em solo libanês nesse sábado (5/10), abaixo do tempo estimado pela FAB, que esperava ficar até quatro horas no Aeroporto Internacional de Beirute.
Depois de decolar às 13h18 (horário de Brasília), o avião fez uma escala em Lisboa, capital de Portugal, para reabastecer e levantou voo novamente, às 23h56 (horário de Brasília).
“Até que enfim vão parar os sons de bombas”, afirmou Karla Araújo Cardoso, feliz por deixar uma zona de guerra, na qual construiu uma história por sete anos, longe do Brasil.
O governo federal afirmou, em nota, que o voo priorizou o embarque de mulheres, idosos e crianças, das quais dez de colo.
A repatriação dos brasileiros que estavam no Líbano resulta de um trabalho conjunto entre o Ministério das Relações Exteriores em Brasília (DF), Embaixada do Brasil em Beirute e a ação operacional da Força Aérea Brasileira.
Outros 3 mil brasileiros querem ser repatriados
Como adiantado pelo Metrópoles, outros 3 mil brasileiros desejam deixar o território libanês após a escalada do conflito armado entre as forças armadas israelenses e o Hezbollah.
Estão previstas novas fases de repatriação, cuja data, contudo, ainda não foi confirmada oficialmente. Segundo o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da FAB, o Brasil tem capacidade de buscar 500 pessoas por semana.
Nos próximos voos há a expectativa de envio de ajuda humanitária brasileira ao território libanês.