Avião apreendido com 400 kg de cocaína em SP está em nome de laranja
Avião de prefixo PR-PHM está em nome de Wellington Lopes Veiga, de 21 anos, morador da cidade de Cáceres, no Mato Grosso
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um homem de 21 anos com residência na cidade de Cáceres, no Mato Grosso, e renda mensal de R$ 1.000 aparece como o dono do avião que foi apreendido pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (26/7) com 400 kg de cocaína. A aeronave vale cerca de R$ 100 mil.
De acordo com registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião pertence a Wellington Lopes Veiga, de 21 anos, morador do humilde bairro de Joaquim Murtinho, em Cáceres, cidade que faz fronteira com a Bolívia e cerca de 220 km distante da capital Cuiabá.
Ainda segundo o registro, o avião, um bimotor Beech Airchaft de prefixo PR-PHM, fabricado em 1974, está em situação regular.
Segundo a PF, a aeronave com pasta base de cocaína decolou do Paraguai e tinha como destino a região de Araraquara, no interior de São Paulo. Ela foi interceptada entre as cidades de Matão e Dobrada, também no interior paulista, e fez um pouso forçado em uma pista de terra, próximo à Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326).
Os dois ocupantes fugiram pelo canavial e estão foragidos. A droga foi encaminhada para a delegacia da PF em Araraquara.
Monitoramento
A aeronave teria partido do Paraguai e, ao entrar em território brasileiro, passou a ser monitorada pelo Grupo Especial de Fronteira, no Mato Grosso. Depois, passou a ser acompanhada pelos caças da Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo relato da FAB, os pilotos dos caças A-29 Super Tucano dispararam tiros de advertência após o piloto da aeronave carregada desrespeitar a ordem de parada.