metropoles.com

Deputado isenta Tarcísio por veto a projeto sobre autismo: “Não viu”

Autor do PL que prorrogava laudos médicos diz que Tarcísio “não viu” trecho polêmico do veto alegando que autismo pode “deixar de existir”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio de Freitas
1 de 1 Tarcísio de Freitas - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – O deputado estadual Paulo Correia Junior (PSD) culpa técnicos do governo de São Paulo pela afirmação polêmica do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de que o autismo pode passar.

Ao vetar, na terça-feira (7/2), um projeto de lei de autoria do deputado que prorrogaria por prazo indeterminado laudos médicos que atestam transtorno do espectro autista, Tarcísio disse que o autismo poderia “deixar de existir” se diagnosticado cedo, provocando reações negativas entre médicos e familiares de autistas.

Correia Junior, que é da base de Tarcísio na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), afirma acreditar que o governador “não viu” o teor do texto.

“Tenho convicção de que ele não viu, foi uma orientação da área técnica”, disse o deputado. “Vi na semana passada ele falando com muita sensibilidade sobre seu sobrinho, quando sancionou o projeto de lei sobre o canabidiol. O governador tem essa sensibilidade. O que deve ter ocorrido foi um erro da área técnica que ele não viu”, afirmou Correia Junior ao Metrópoles.

Razões para veto

Na mensagem de veto enviada à Assembleia Legislativa na última terça, Tarcísio cita informações da área técnica do governo e diz que “o transtorno do espectro autista, diagnosticado precocemente até os cinco anos e onze meses de idade, é mutável, podendo mudar de gravidade como até mesmo deixar de existir”. Nas redes sociais, especialistas contestaram a afirmação.

Correia Junior disse que, agora, tentará mobilizar seus colegas deputados para derrubar o veto do governador quando o texto retornar à Assembleia Legislativa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?