metropoles.com

Áudio revela ação combinada de Bolsonaro e Nunes para rebater Marçal

Bolsonaro e Nunes falaram sobre vídeo em que Marçal sugere que bandeira a seu favor na Paulista foi plantada por agentes da Prefeitura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Campanha Ricardo Nunes
Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba tingidos de preto, em imagem do peito para cima, batendo palmas. ele veste jaqueta cinza e camisa azul clara. Está cercado de apoiadores políticos e bandeiras de campanha - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba tingidos de preto, em imagem do peito para cima, batendo palmas. ele veste jaqueta cinza e camisa azul clara. Está cercado de apoiadores políticos e bandeiras de campanha - Metrópoles - Foto: Divulgação/Campanha Ricardo Nunes

São Paulo — O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) orientou o prefeito da capital e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), por meio de uma mensagem de áudio no WhatsApp, sobre como reagir a um vídeo publicado pelo adversário Pablo Marçal (PRTB) no qual ele acusava funcionários da Prefeitura de estenderem uma bandeira dele na Avenida Paulista durante a manifestação bolsonarista contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no último sábado (7/9).

A bandeira ocupou quatro faixas da avenida e trazia uma mensagem provocativa ao ex-presidente: “Bolsonaro parou, Marçal começou. Pablo Marçal presidente do Brasil”.

Bolsonaro ficou irritado com o vídeo de Marçal e expressou sua indignação com o ex-coach. Poucos dias antes, o ex-presidente tinha sinalizado que o candidato do PRTB, que mira os eleitores bolsonaristas nesta eleição, poderia subir no carro de som do protesto e evitou ataques a adversário de Nunes. No entanto, ao saber da bandeira — e de outras mensagens no mesmo tom durante o ato —, Bolsonaro demonstrou irritação, segundo aliados.

Ao ser pressionado por bolsonaristas nas redes, Marçal divulgou um vídeo que levava à conclusão de que a bandeira havia sido estendida no chão por funcionários da Prefeitura, sob a gestão de Nunes. As imagens mostravam funcionários de moto que arrastaram uma parte do pano no chão, após ela estar estendida.

13 imagens
Nunes durante caminhada na Lapa
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de SP, divulgando material de campanha
Nunes em visita a creche
Nunes em ação de rua
Nunes em evento no Secovi
1 de 13

Nunes em evento da Abrasel

Campanha/Ricardo Nunes
2 de 13

Nunes durante caminhada na Lapa

Campanha Ricardo Nunes
3 de 13

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de SP, divulgando material de campanha

Campanha Ricardo Nunes
4 de 13

Nunes em visita a creche

Campanha Ricardo Nunes
5 de 13

Nunes em ação de rua

Campanha Ricardo Nunes
6 de 13

Nunes em evento no Secovi

Campanha Ricardo Nunes
7 de 13

Nunes olha para planta de obra pública

Prefeitura de São Paulo
8 de 13

Nunes durante visita à represa Billings

Prefeitura de São Paulo
9 de 13

Nunes cumprimenta paciente em unidade de saúde

Prefeitura de São Paulo
10 de 13

Nunes ao lado dos aliados Tarcísio de Freitas e Milton Leite

Prefeitura de São Paulo
11 de 13

Nunes na sala de reuniões do 5º andar da Prefeitura

Prefeitura de São Paulo
12 de 13

Nunes posa para foto com cozinheira

Prefeitura de São Paulo
13 de 13

Nunes dá a mão a funcionária pública no centro

Prefeitura de São Paulo

Bolsonaro e Nunes conversaram sobre o vídeo, de acordo com integrantes da campanha. O ex-presidente, que ainda se recupera de uma gripe, enviou um áudio por WhatsApp aconselhando o prefeito a viabilizar entrevistas com os funcionários que apareciam nas imagens para desmentir Marçal. Além disso, Bolsonaro se referiu ao influencer como “vagabundo”.

O episódio mostra uma aproximação do ex-presidente com Nunes, em meio a dúvidas que pairavam na campanha do emedebista sobre o real engajamento de Bolsonaro para tentar reeleger o prefeito paulistano.

A campanha de Nunes informou que requisitou a Polícia Civil que investigasse o caso, para apurar quem de fato levou a bandeira à Avenida Paulista, e pediu direito de resposta à Justiça Eleitoral diante do vídeo de Marçal, classificado pela equipe do prefeito como “fake news”.

Nessa terça-feira (10/9), a Justiça determinou a retirada da publicação do ex-coach do ar.

À tarde, Bolsonaro foi com o vice de Nunes, Coronel Mello Araújo (PL), para a cidade de Registro, na região do Vale do Ribeira, fazer campanha para Renato Bolsonaro (PL), irmão do ex-presidente, que concorre à prefeitura local. Bolsonaro ainda deve fazer gravações para a campanha de Nunes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?