metropoles.com

Ato pró-Bolsonaro: polícia oculta comentários após repercussão de post

Polícia de SP publicou vídeo de ato pró-Bolsonaro e interagiu com comentários de apoiadores — curtindo, por exemplo, a frase “Fora, Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Polícia Civil
Imagem aérea mostra manifestantes em avenida
1 de 1 Imagem aérea mostra manifestantes em avenida - Foto: Reprodução/Polícia Civil

São Paulo — O perfil da Polícia Civil de São Paulo no Instagram desativou os comentários da publicação com imagens da manifestação pró-Jair Bolsonaro, realizada no último domingo (25/2), na Avenida Paulista, no centro da capital paulista. O Metrópoles mostrou que também houve interação entre o administrador da página e apoiadores do ex-presidente, com flores em retribuição a elogios, além de curtidas em mensagens como “Fora Lula”, em referência ao atual presidente.

O post teve grande repercussão, inclusive com críticas, que apontaram “proselitismo”, “quebra de impessoalidade” e “imparcialidade” por parte da corporação. A publicação contava com cerca de 293 mil visualizações, 25 mil curtidas, 2.280 comentários e 1.900 compartilhamentos até o momento da publicação desta reportagem.

Post sobre manifestação

O perfil oficial da Polícia Civil de São Paulo no Instagram postou vídeo com imagens aéreas e também em detalhes da manifestação pró-Jair Bolsonaro. O registro traz imagens gerais dos manifestantes, tanto vistas do alto quanto em detalhes aproximados.

O texto da postagem diz: “Polícia Civil, sempre presente nos grandes eventos e manifestações, cumprindo seu principal papel: sua segurança!”. Também há um trecho com o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, em frente ao helicóptero que aparentemente foi usado para realizar as filmagens — o delegado-geral Artur Dian está a seu lado.

4 imagens
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, em frente a helicóptero da Polícia Civil
Imagem mostra postagem da Polícia Civil
Imagens aéreas de vídeo da Polícia Civil
1 de 4

Reação da Polícia Civil a comentário "manifestação linda" por parte de comentarista do Instagram

Reprodução/Polícia Civil
2 de 4

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, em frente a helicóptero da Polícia Civil

Reprodução/Polícia Civil
3 de 4

Imagem mostra postagem da Polícia Civil

Reprodução/Polícia Civil
4 de 4

Imagens aéreas de vídeo da Polícia Civil

Reprodução/Polícia Civil

A publicação foi saudada por pessoas que defendem Bolsonaro. Um dos comentários diz “manifestação linda”, seguida de emojis com aplausos. Em resposta, o perfil da Polícia Civil posta emoji com mãos unidas, em agradecimento, e uma rosa.

Outra pessoa faz comentário agradecendo à polícia “por ter cuidado dos nossos patriotas”. O perfil da Polícia Civil posta, em retribuição, uma rosa.

Uma das publicações curtidas pelo perfil da corporação foi um comentário “Fora @lulaoficial”, mencionando o perfil oficial do presidente Lula (PT) no Instagram.

Críticas

A publicação também recebeu críticas. “Cuidado para a imagem da corporação não parecer que está fazendo proselitismo. A polícia é instituição de estado. Mesmo com um post singelo, acaba promovendo ‘o culto’”, disse uma pessoa.

Outro usuário da rede social aponta a quebra da impessoalidade. “Aí vocês querem que eu leve vocês a sério com essa prova de impessoalidade?”, questionou. “A polícia nem esconde que flerta com golpismo, né?”, disse mais um.

Um comentarista destacou que o perfil da Polícia Civil também não costuma postar vídeos de manifestações. “Fui olhar se a polícia tinha vídeo [do] alto de outras manifestações e zero, essa foi a única. Cada um tire sua conclusões sobre a imparcialidade”, afirmou.

O que dizem as autoridades

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que a publicação teve o objetivo, único e exclusivo, de mostrar a atuação operacional da Polícia Civil para garantir a segurança da população ao longo do ato, assim como foi realizado em outros eventos.

“O mais recente deles foi a Operação Carnaval, que também contou com divulgação do trabalho realizado em campo pela Instituição em suas redes sociais, desde o pré-Carnaval. As publicações incluíram tanto o planejamento, como os resultados, por exemplo, quando diversos celulares furtados foram apreendidos e recuperados. Em outras postagens, dicas de segurança foram dadas à população”, diz, em nota.

Os comentários foram desativados, segundo a SSP, devido às manifestações de cunho político.

A SSP diz, também, que as ações da Polícia Civil são voltadas à segurança pública e as atividades são executadas sem distinção. “Para a manifestação ocorrida neste domingo (25/2), a Instituição mobilizou equipes do GER (Grupo Especial de Reação) do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), o helicóptero, drone e policiais do Cerco em campo para monitoramento.”

Além disso, uma unidade móvel da Delegacia de Atendimento ao Turista também esteve nas proximidades da Avenida Paulista (Rua da Consolação), “apta a elaborar ocorrências e dar informações à população, nos mesmos moldes que a Operação Carnaval”, diz a nota.

Questionados na segunda-feira sobre o post, o Ministério Público Estadual, a Controladoria Geral do Estado e o próprio governo estadual não retornaram ao Metrópoles até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto para manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?