metropoles.com

Até 60 km/h e 110 m de altura: tirolesa atrai radicais em SP; vídeo

Nova tirolesa que sobrevoa áreas de proteção no Parque Caminhos do Mar, em SP, já recebeu 2,5 mil pessoas em um mês de funcionamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dilvugação/Parquetur
Tirolesa Voo da Serra em SP
1 de 1 Tirolesa Voo da Serra em SP - Foto: Dilvugação/Parquetur

São Paulo – Uma nova tirolesa, que sobrevoa áreas de proteção no Parque Caminhos do Mar, em São Paulo, virou a febre dos amantes de descidas radicais. Com trechos de até 110 metros de altura e capaz de atingir velocidade de 60 km/h, a atração completa um mês neste sábado (8/7).

Desde a inauguração, mais de 2,5 mil pessoas já encararam a tirolesa Voo da Serra. Nas redes sociais, usuários também relatam filas de até 5 horas para realizar o passeio.

 

O vídeo (veja acima) dá uma amostra da vista sobre a Serra do Mar, com a paisagem composta pelo litoral e por áreas remanescentes da Mata Atlântica. O trajeto passa, ainda, por monumentos históricos e trechos da Estrada Velha de Santos, construída no século 19 para ligar a capital ao litoral paulista.

A descida é feita em cerca de 60 segundos e pode ser realizada por crianças a partir de 5 anos, adultos e idosos.

Segundo a Parquetur, empresa responsável por administrar a unidade de conservação, a tirolesa tem capacidade para lançamentos duplos simultâneos, o que permite transportar cerca de 80 pessoas por hora. O limite de peso é de 100 quilos (individual) ou 170 quilos (dupla).

8 imagens
1 de 8

Dilvugação/Parquetur
2 de 8

Dilvugação/Parquetur
3 de 8

Dilvugação/Parquetur
4 de 8

Dilvugação/Parquetur
5 de 8

Dilvugação/Parquetur
6 de 8

Dilvugação/Parquetur
7 de 8

Dilvugação/Parquetur
8 de 8

Dilvugação/Parquetur

Passeio

O ingresso custa R$ 99 e pode ser comprado pela internet ou na bilheteria local. A descida obedece a ordem de chegada. A tirolesa funciona de quarta-feira a domingo, das 8h às 17h.

A decolagem é na Casa de Visitas, um casarão construído pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1926, para recepcionar as pessoas que iam conhecer as obras da usina Henry Borden.

Já a aterrissagem acontece nas Ruínas, em processo de restauração, onde possivelmente moravam os engenheiros responsáveis pela Estrada Velha de Santos.

A atração estava prevista no edital de concessão do Parque Estadual Serra do Mar, em contrato de 2021, assinado pelo então governador João Doria (ex-PSDB).

A Parquetur afirma que o sistema de gestão de segurança é baseado em normas internacionais e que a atividade só é paralisada em “condições extremas do clima”.

O uso de capacete e outros equipamentos de proteção é obrigatório. O visitante também deve prender o cabelo, utilizar calçados fechados e retirar pulseiras, correntes, brincos e piercings. É vetado fazer o trajeto de cabeça para baixo.

Serviço

Tirolesa Voo da Serra
Ingresso: R$ 99,00
Site: www.voodaserra.com.br
Horário: das 8h às 17h, de quarta a domingo
Portaria de entrada: SP-148 Estrada Caminho do Mar, Km 42 – Alto da Serra – São Bernardo do Campo/ SP

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?