Até 60 km/h e 110 m de altura: tirolesa atrai radicais em SP; vídeo
Nova tirolesa que sobrevoa áreas de proteção no Parque Caminhos do Mar, em SP, já recebeu 2,5 mil pessoas em um mês de funcionamento
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Uma nova tirolesa, que sobrevoa áreas de proteção no Parque Caminhos do Mar, em São Paulo, virou a febre dos amantes de descidas radicais. Com trechos de até 110 metros de altura e capaz de atingir velocidade de 60 km/h, a atração completa um mês neste sábado (8/7).
Desde a inauguração, mais de 2,5 mil pessoas já encararam a tirolesa Voo da Serra. Nas redes sociais, usuários também relatam filas de até 5 horas para realizar o passeio.
O vídeo (veja acima) dá uma amostra da vista sobre a Serra do Mar, com a paisagem composta pelo litoral e por áreas remanescentes da Mata Atlântica. O trajeto passa, ainda, por monumentos históricos e trechos da Estrada Velha de Santos, construída no século 19 para ligar a capital ao litoral paulista.
A descida é feita em cerca de 60 segundos e pode ser realizada por crianças a partir de 5 anos, adultos e idosos.
Segundo a Parquetur, empresa responsável por administrar a unidade de conservação, a tirolesa tem capacidade para lançamentos duplos simultâneos, o que permite transportar cerca de 80 pessoas por hora. O limite de peso é de 100 quilos (individual) ou 170 quilos (dupla).
Passeio
O ingresso custa R$ 99 e pode ser comprado pela internet ou na bilheteria local. A descida obedece a ordem de chegada. A tirolesa funciona de quarta-feira a domingo, das 8h às 17h.
A decolagem é na Casa de Visitas, um casarão construído pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1926, para recepcionar as pessoas que iam conhecer as obras da usina Henry Borden.
Já a aterrissagem acontece nas Ruínas, em processo de restauração, onde possivelmente moravam os engenheiros responsáveis pela Estrada Velha de Santos.
A atração estava prevista no edital de concessão do Parque Estadual Serra do Mar, em contrato de 2021, assinado pelo então governador João Doria (ex-PSDB).
A Parquetur afirma que o sistema de gestão de segurança é baseado em normas internacionais e que a atividade só é paralisada em “condições extremas do clima”.
O uso de capacete e outros equipamentos de proteção é obrigatório. O visitante também deve prender o cabelo, utilizar calçados fechados e retirar pulseiras, correntes, brincos e piercings. É vetado fazer o trajeto de cabeça para baixo.
Serviço
Tirolesa Voo da Serra
Ingresso: R$ 99,00
Site: www.voodaserra.com.br
Horário: das 8h às 17h, de quarta a domingo
Portaria de entrada: SP-148 Estrada Caminho do Mar, Km 42 – Alto da Serra – São Bernardo do Campo/ SP