metropoles.com

Associação fala em processar Enel após apagão em bares e restaurantes

Entidade reclama dos serviços da concessionária e diz que setor já teve R$ 500 milhões de prejuízo por causa de apagão de novembro de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
apagao sp (4)
1 de 1 apagao sp (4) - Foto: Arquivo pessoal

São Paulo – A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) afirma que vai entrar na Justiça contra a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia na região metropolitana, por causa do apagão que atinge a Grande São Paulo desde a última sexta-feira (11/10).

Em nota enviada à imprensa, a entidade afirma que bares e restaurantes estão impossibilitados de funcionar e ressalta que o fim de semana é o período mais importante para o setor, que tem o movimento triplicado em relação aos dias úteis.

“E, infelizmente, não é só o dia não faturado. Além do bar e do restaurante não conseguirem abrir as suas portas para funcionar, pois estão sem energia elétrica, estes estabelecimentos também não têm como acondicionar matéria-prima. Sem energia – sem geladeira, sem freezer. Os produtos perecíveis estão estragando. É um prejuízo terrível”, afirma Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp, na nota.

A entidade diz que o setor teve um prejuízo de R$ 500 milhões em novembro do ano passado quando outro apagão deixou a região metropolitana sem energia por vários dias.

A nota afirma ainda que a Federação colocará seu Departamento Jurídico à disposição dos seus associados. “A ideia é primeiro notificar a Enel e depois mediar ações individuais na Justiça que requeiram indenização por parte da Enel e de outras concessionárias de energia que atuam na capital, na região metropolitana e em cidades do interior”, afirma a empresa.

O Metrópoles acionou a assessoria da Enel para comentar o caso. A concessionária reenviou uma nota anterior em que reitera que está “trabalhando dia e noite com reforço das equipes de campo para restabelecer o serviço para todos”.

“Desde a noite de sexta-feira (11/10), quando chuvas acompanhadas de ventos de mais de 100 km/h atingiram a área de concessão, a companhia acionou imediatamente seu plano emergencial. Até as 8h de domingo, cerca de 1,2 milhão de clientes tiveram o serviço restabelecido. No momento, cerca de 900 mil clientes estão afetados, ou quase 11% da base de clientes da distribuidora. Em alguns casos, o trabalho para restabelecer a energia é mais complexo, pois envolve a reconstrução de trechos inteiros da rede”, diz a nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?