Artur Nogueira (SP) recebe água destinada ao RS para evitar colapso
FAB enviou mais de 58 toneladas de galões de água para Artur Nogueira, cidade do interior de SP que enfrenta crise hídrica
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Em meio a uma crise hídrica, a cidade de Artur Nogueira, no interior de São Paulo, recebeu doação de galões de água da Força Aérea Brasileira (FAB). O nível atual da represa que abastece o município está em 15% — são necessários 60% da capacidade para garantir o abastecimento normal.
Segundo a FAB, o peso da carga corresponde a mais de 58 toneladas. Os galões seriam destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
“O apoio à cidade é realizado em contexto em que a fase mais aguda da crise no Rio Grande do Sul foi superada, onde a doação de água mineral não se faz mais necessária”, afirmou a FAB.
De acordo com a Prefeitura de Artur Nogueira, uma força tarefa está sendo organizada para transportar os recursos hídricos. Serão necessárias “diversas viagens e mais de seis caminhões em operação”, informou.
Na primeira fase, a água será distribuída para escolas municipais e estaduais, para garantir que alunos e profissionais tenham acesso ao recurso para a merenda escolar e consumo diário. “Essa medida é essencial para o funcionamento normal das atividades escolares, mesmo em tempos de escassez”, disse a administração municipal.
A crise hídrica que afeta a região tem mobilizado ações por parte do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira. “Em colaboração com a Força Aérea Brasileira de Pirassununga, foram adquiridos centenas de paletes de água, que estão sendo transportados pela prefeitura”.