Áreas verdes na cidade de SP superam 50% do território, diz prefeitura
Estudo da Prefeitura de São Paulo aponta que 54,13% do território da capital são formados por áreas verdes; índice era de 48,18% em 2020
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um estudo da Prefeitura de São Paulo aponta que 54,13% do território da capital são formados por áreas verdes, o que significa melhora na qualidade do ar, redução da temperatura e da poluição, além de aumentar a permeabilidade do solo e regular o curso de rios.
Na pesquisa anterior, de 2020, o índice era de 48,18%. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), durante o lançamento do Plano Estadual de Meio Ambiente, no Parque Ecológico do Tietê.
Segundo a prefeitura, a análise foi feita com base em imagens de satélite da Constelação Planet, por meio do Índice de Vegetação de Diferença Normalizada (Normalized Difference Vegetation – NDVI), disponíveis no Google Earth Engine (GEE).
O NDVI é um índice que varia de -1 a 1, em que valores entre -1 e 0 indicam vegetação sem atividade ou alvos não vegetais; valores entre 0 e 0,33 indicam vegetação com algum tipo de deficiência; valores entre 0,33 e 0,66 indicam vegetação moderadamente sadia; e valores entre 0,66 e 1 indicam vegetação muito sadia.
Desses valores, florestas tendem a ter valores mais próximos de 1, enquanto gramas e vegetações mais esparsas tendem a ter valores mais próximos de 0,33.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, lembrou que o levantamento é importante para direcionar o aumento de áreas verdes para as regiões menos arborizadas da cidade. O secretário ressaltou que, anualmente, somente a SVMA planta entre 35 mil e 37 mil árvores.