“Aqui são do mesmo pai”, conta mãe que engravidou estando grávida
Nascidos no mesmo dia e do útero da mesma mãe, mas concebidos em momentos diferentes, Benício e Ísis são um caso raro de superfetação
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – “Dizem que se você passar por essa foto e não curtir, você vai engravidar de gêmeos”, brinca a criadora de conteúdo Mariele Bordim Deungaro, de Bauru, no interior de São Paulo, numa das suas postagens. Na imagem, Benício e Ísis estão acompanhados de Ben, o cãozinho da família. Nascidos no mesmo dia e do mesmo útero, mas concebidos em momentos diferentes, são gêmeos com 2 semanas e 5 dias de diferença na gestação.
É a chamada superfetação, um raro episódio quando a mulher ovula duas vezes e os bebês são concebidos com idade gestacional diferentes. “Quando a mulher engravida já estando grávida”, simplifica a mãe. Eles nasceram com quase 1 kg de diferença. “Eu achava que era um assunto que ninguém tinha curiosidade de saber”, contou ao Metrópoles.
Eles nasceram em 2021. Mari lembra da expressão do cachorrinho quando chegou em casa com os gêmeos. “Acho que ele pensou: era um bebê e apareceu com dois?! É um cão muito tranquilo que vive sendo apertado pelo Benício.” Ao Metrópoles, disse que usa o bom-humor e a leveza para tratar o tema da maternidade.
Sobre a superfecundação heteroparental, contou que a estreia da série “Pedaço de Mim”, na Netflix, chamou a atenção para o seu caso. “A pergunta que mais fazem é se são do mesmo pai. São, sim”, diz. Embora a série, top 1 na plataforma, tenha estreado neste mês, Mari contou sua história nas redes sociais em julho de 2023.
“O vídeo viralizou e tem quase 17 milhões de visualizações. E eu só postei que engravidei estando grávida, só isso. Desde então, muita gente ficou interessada nos detalhes. Eu não sabia que era um assunto que as pessoas se interessam”, disse. “Agora, o povo vai parar de falar que isso é mentira, que isso não existe. Porque o questionamento maior era esse, né?”, pensou quando soube que a superfecundação seria tema de uma série.
Mas não foi o que aconteceu. A pergunta mais comum é se são do mesmo pai. Ela lembra da sua participação no programa do Luciano Huck, da TV Globo, no quadro Acredite em Quem Quiser. A primeira pergunta foi da influenciadora Xanaína Horta, mais conhecida como Blogueirinha. “É do mesmo pai?”. Mari levou na esportiva, pois realmente pode acontecer. Ísis é loira de olho azul e Benício tem cabelo castanho. “Por conta dessa diferença na aparência, todo mundo me pergunta, mas aqui são do mesmo pai”, enfatiza.
Superunidos
Benício e Ísis, agora com 3 anos, são superunidos, relata a mãe. “Eu até falo para o Everton [marido] que, se tirar um do lado do outro, não conseguem viver sozinhos. São muito grudados. Principalmente o Benício”. “Se a Ísis está dormindo e ele acordou, ele vai até ela para acordá-la”.
E os aniversários? “Por mais que tenha essa diferença de duas semanas e cinco dias na gestação, são comemorados no mesmo dia. No parto, Benício veio primeiro. Ísis teve algumas complicações, não respirava, e foi para a UTI.
Com a repercussão, os vídeos de Mari e a história de sua família ganharam uma projeção enorme na internet. Muitos perfis não se aprofundaram, apenas compartilharam o caso. A pergunta “se são do mesmo pai”, mais uma vez, se sobressaiu. “Sequer marcavam meu perfil.”
O Metrópoles quis saber qual pergunta Mari gostaria de escutar. “Na verdade, eu gostaria de informar sobre a gestação. Ninguém me pergunta e tem muita desinformação por ser um caso raro.” A gravidez não foi fácil. Mari teve muitas intercorrências, sangramento nas duas placentas, repouso, medicação. No fim, deu tudo certo.
Outra pergunta comum é se eles são considerados gêmeos. “São gêmeos bivitelinos, tem a diferença de semanas, mas são gêmeos porque eles nasceram no mesmo dia e saíram do mesmo útero, tanto que, na certidão de nascimento, está Benício gêmeo de Ísis.”