Aquático SP registra só 1/3 do movimento previsto pela Prefeitura
Prefeitura de SP tinha expectativa de transportar 3 mil pessoas por dia, mas barcos do Aquático levaram uma média de 965 passageiros
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Em um mês de funcionamento, o Aquático SP registrou, em média, um terço do movimento diário previsto pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) à época da inauguração.
Dados da SPTrans, que gerencia o transporte público na cidade, mostram que cerca de 28 mil passageiros utilizaram os barcos Bororé I e Biguá 2 para atravessar a Represa Billings entre os dias 13 de maio e 10 de junho, uma média de 965 pessoas por dia.
A expectativa da Prefeitura, por outro lado, era de transportar 3 mil passageiros diariamente durante a fase de testes, que vai até o dia 31 de dezembro.
Até agora, o dia de maior movimento no Aquático foi o feriado de Corpus Christi. No dia 30 de maio, 1.376 passageiros utilizaram as embarcações que fazem o transporte de pessoas entre os bairros do Cantinho do Céu e Pedreira, na zona sul de São Paulo, por meio da Represa Billings.
No total, foram realizadas 862 viagens desde o início do projeto. Em nota, a SPTrans afirma que o projeto ainda está em fase de operação assistida e que a demanda de passageiros “cresce naturalmente” com a ampliação gradativa do serviço.
“Atualmente, o horário de operação já foi ampliado em uma hora e meia, após iniciar entre 10h e 16h”, diz a nota, que diz também que o Aquático ainda não utiliza a “capacidade total de carregamento e embarcações”.
O Aquático SP foi anunciado por Nunes com a promessa de melhorar a mobilidade em uma região marcada pelo trânsito intenso, beneficiando 385 mil moradores do Grajaú, Cocaia e Pedreira.
Segundo a Prefeitura, as viagens de barco na Billings são realizadas em 12 ou 17 minutos, dependendo do tamanho da embarcação. O mesmo trajeto, afirma a gestão, leva mais de uma hora de ônibus.
O percurso é feito gratuitamente, todos os dias da semana. Desde o dia 27 de maio, as embarcações tiveram o horário de funcionamento estendido em uma hora e meia, e operam das 10h até as 17h30.
Juntos, os dois barcos têm capacidade para levar 90 passageiros por viagem. A SPTrans afirma que trabalha para expandir a operação do Aquático para a região do Cocaia, mas não há previsão de quando o próximo terminal hidroviário será inaugurado.
Depois da fase de testes, o transporte terá tarifa no mesmo valor da passagem de ônibus, R$ 4,40, e poderá ser pago com Bilhete Único.