metropoles.com

Após visita de Tarcísio, STF adia julgamento da lei de venda de terras

STF retirou da pauta, nesta quinta (9/11), julgamento sobre lei utilizada pelo governo Tarcísio para vender terras públicas a fazendeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo
Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, homem grisalho, de terno cinza e camisa branca, falando ao microfone enquanto sorri e acena com a mão esquerda - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, homem grisalho, de terno cinza e camisa branca, falando ao microfone enquanto sorri e acena com a mão esquerda - Metrópoles - Foto: Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – Um dia após o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se reunir com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a Corte retirou de pauta o julgamento sobre a constitucionalidade da lei que permite a venda de terras públicas pelo governo paulista a fazendeiros que as ocupam com descontos de até 90%.

Em maio, o Metrópoles divulgou que o governo Tarcísio vem usando uma lei contestada pelo próprio STF para repassar, a toque de caixa, milhares de hectares de terras públicas aos fazendeiros que as ocupam de forma irregular.

O plenário virtual do Supremo avaliaria, ainda este mês, se a lei utilizada pelo governo paulista é constitucional. No entanto, na tarde desta quinta-feira (9/11), o julgamento foi retirado da pauta.

Na noite dessa quarta (8/11), Tarcísio teve uma sequência de reuniões com ministros do STF, incluindo o presidente da Corte, Luis Roberto Barroso, e Cristiano Zanin, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Dias Toffoli, mas não conseguiu se encontrar com a ministra Cármen Lúcia, relatora da ação da regularização fundiária no STF.

Os encontros foram breves, com cerca de 15 minutos de duração, e feitos individualmente com cada ministro.

Nenhuma das reuniões consta na agenda oficial do governador, que viajou a Brasília, a princípio, para se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para discutir aspectos da reforma tributária.

A lei que autoriza a venda das terras foi aprovada e regulamentada na gestão do ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB), no ano passado, mas os processos de regularização tiveram início apenas em 2023, no governo Tarcísio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?