Após viagem a Brasília, Tarcísio anunciará novos secretários nesta 4ª
Anúncio em massa ocorre após viagem de Tarcísio a Brasília em busca de novos nomes para compor as secretarias de seu governo em SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pretende anunciar na tarde desta quarta-feira (21/12) os titulares das últimas dez secretarias de governo. A expectativa pelo anúncio em massa ocorre após a ida dele a Brasília em busca de mais quadros para seu primeiro escalão.
O Metrópoles adiantou nesta terça (20/12) dois desses nomes: o desembargador aposentado Fábio Prieto (Secretaria de Justiça) e Jorge Luiz de Lima (Desenvolvimento Econômico), que foi assessor especial de Paulo Guedes no Ministério da Economia.
Os dois foram definidos na viagem de Tarcísio a Brasília na tarde de segunda (19/12), logo após a sua diplomação no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Ele retornou na terça pela manhã e passou o restante do dia em reuniões.
Secretarias que serão anunciadas
O governador eleito havia dado a entender na última semana que divulgaria todo o secretariado – que será composto por 22 pastas – antes do Natal. Atualmente, o governo de São Paulo tem 23 secretarias.
As dez pastas ainda sem nomes oficializados são:
- Administração Penitenciária
- Agricultura e Abastecimento
- Ciência, Tecnologia e Inovação
- Cultura e Economia Criativa
- Desenvolvimento Econômico
- Desenvolvimento Social
- Desenvolvimento Urbano e Habitação
- Esportes
- Justiça e Cidadania
- Transportes Metropolitanos
Secretários já anunciados
Entre os 12 secretários anunciados, nove são considerados quadros técnicos, dos quais sete deles já trabalharam com Tarcísio em outras funções no governo de Jair Bolsonaro (PL).
Até o momento, apenas um bolsonarista entra na lista: o deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP), que assumirá a Secretaria de Segurança Pública. No entanto, Derrite é próximo de Tarcísio e apontado como nome da “cota pessoal” do futuro governador.
Na cota do Republicanos, partido de Tarcísio, entra o nome do deputado federal Roberto Lucena, anunciado como o secretário de Turismo em 2023.
Já o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, será o secretário de Governo pela capacidade de articulação política. O vice de Tarcísio, Felício Ramuth (PSD), foi indicação do próprio Kassab.
Até o momento, os oficialmente anunciados foram:
- Assuntos Internacionais: Lucas Ferraz, ex-assessor da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia
- Casa Civil: Arthur Lima, advogado, ex-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e ex-colega de Tarcísio na Aman
- Comunicação: Lais Vita, assessora de imprensa de Tarcísio
- Educação: Renato Feder, empresário e secretário da Educação do Paraná
- Fazenda: Samuel Kinoshita, economista e ex-assessor especial do Ministério da Economia
- Gestão e Governo Digital: Caio Paes de Andrade, atual presidente da Petrobras e ex-presidente do Serviço de Processamento de Dados (Serpro)
- Governo: Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD
- Infraestrutura, Transportes e Meio Ambiente: Natalia Resende, procuradora federal que auxiliou Tarcísio na Infraestrutura com concessões, privatizações e Parcerias Público-Privadas (PPPs)
- Parcerias e Investimentos: Rafael Benini, ex-diretor da Empresa de Planejamento e Logística do Ministério da Infraestrutura
- Saúde: Eleuses Paiva, ex-deputado federal e professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
- Segurança Pública: Guilherme Derrite, deputado federal (PL-SP) e ex-oficial das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar
- Turismo: Roberto de Lucena (Republicanos), deputado federal e pastor evangélico