metropoles.com

Após tarde mais seca em 3 anos, saiba até quando secura persiste em SP

Um bloqueio atmosférico mantém condições para baixa umidade do ar em SP. Tarde de terça-feira (23/7) foi a mais seca desde 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Camila Olivo/Metrópoles
Imagem colorida mostra horizonte de prédios e, ao fundo, o sol nasce - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra horizonte de prédios e, ao fundo, o sol nasce - Metrópoles - Foto: Camila Olivo/Metrópoles

São Paulo — O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 13% de umidade no ar na cidade de São Paulo, por volta das 13h da tarde dessa terça-feira (23/7). Foi a tarde mais seca desde novembro de 2021, quando a capital também teve índice de 13% de umidade no ar. O Inmet mantém para esta quarta-feira (24/7) o alerta de perigo potencial por causa da secura do ar na cidade.

De acordo com a Climatempo, o forte bloqueio atmosférico que se instalou nos últimos dias sobre o país vem desviando as frentes frias para alto mar e mantendo uma grande massa de ar seco sobre o interior do país. É esse ar seco que vem predominando também sobre o estado de São Paulo nos últimos dias.

Esse bloqueio atmosférico deve começar a enfraquecer a partir da sexta-feira (26/7), mas até o próximo domingo (28/7) não há previsão de chuva para a região da Grande São Paulo. Até lá, níveis de umidade no ar bastante baixos poderão ocorrer novamente e a qualidade do ar tende a ficar prejudicada.

As tardes ficam mais quentes até o fim de semana, com temperaturas 4°C a 6°C acima da média normal para julho.

A concentração de poluentes tende a aumentar com a falta de chuva e o ar parado.

Previsão para quarta e quinta

Nesta quarta-feira, o sol predomina e diminui a sensação de frio, favorecendo a elevação das temperaturas no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 12°C, enquanto as máximas podem chegar aos 26°C, com índices de umidade se aproximando dos 30% durante a tarde, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura.

A quinta-feira (25/7) segue com predomínio de sol e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 13°C e máximas que podem chegar aos 27°C, enquanto os índices de umidade podem atingir valores abaixo dos 30% no período da tarde.

Pouca chuva

Na cidade de São Paulo, pela medição do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte, a última chuva forte, com acumulado igual ao superior a 10 mm em 24 horas, ocorreu entre os dias 9 e 10 de julho, quando choveu aproximadamente 35 mm.

No total, julho de 2024 já tem cerca de 61 mm de chuva acumulados no Mirante de Santana, pela medição automática. Mas a precipitação foi concentrada em apenas dois dias.

No mês de junho, a cidade praticamente não teve chuva. A estação meteorológica no Mirante de Santana registrou chuviscos em 3 dias. Dos 31 dias de maio, o Inmet registrou alguma chuva em apenas 5 dias. Em abril choveu em 7 dias.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?