Após subida de Marçal, Tarcísio vai para rua pedir votos a Nunes em SP
Aliado de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas fará agenda com Ricardo Nunes nesta 2ª feira em meio à ascensão de Pablo Marçal nas pesquisas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A campanha do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), pretende intensificar a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na eleição para tentar estancar a migração de eleitores bolsonaristas para o adversário Pablo Marçal (PRTB), que chegou a ultrapassar o emedebista numericamente na última pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada.
Tarcísio já era um dos principais fiadores políticos do prefeito e participou da costura que aglutinou 12 partidos ao redor da campanha pela reeleição e atraiu o apoio de Jair Bolsonaro (PL). Foi após Tarcísio convencer Nunes a aceitar o vice indicado pelo ex-presidente, o Coronel Mello Araújo (PL), que a aliança entre o prefeito e Bolsonaro se solidificou.
Por isso, a presença de Tarcísio na campanha com Nunes já era dada como certa desde antes do início do período eleitoral, há 10 dias. Contudo, a figura do governador ganhou ainda mais relevância entre os aliados do prefeito diante do crescimento de Marçal, que mira especialmente o voto do eleitor bolsonarista. Tarcísio tem índices positivos de aprovação, rejeição inferior a de Bolsonaro, e é considerado o principal nome bolsonarista no Estado.
O governador e o prefeito terão uma agenda pública conjunta já nessa segunda-feira (26/8), no Palácio dos Bandeirantes, e há expectativa de uma segunda agenda ainda nesta semana, inclusive com caminhada na rua. Ambos tiveram reuniões na quinta (22/8) e na sexta-feira (23/8) para discutir estratégias eleitorais diante da ascensão de Marçal, que marcou 21% das intenções de voto no Datafolha, ante 19% de Nunes e 23% do deputado federal Guilherme Boulos (PSol).
Enquanto Marçal se ocupa da distribuição em massa de cortes de vídeos nas redes socias, a ideia da campanha de Nunes com Tarcísio é voltar o discurso para uma campanha tradicional, propositiva, destacando que o governador e o prefeito mantêm relação positiva e que é necessário que essa parceria continue para que Tarcísio possa tocar projetos públicos.
“É muito difícil a Prefeitura avançar nas políticas públicas sem parceria com o Estado e é difícil para o Estado avançar sem essa parceria com a Prefeitura. É importante colocar para a sociedade essa relação harmoniosa que tem Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas”, disse Nunes, na sexta-feira.
Aliados do prefeito esperam ainda que a exposição de Tarcísio na campanha eleitoral de TV, que tem início na próxima sexta-feira (30/8), também atraia o eleitorado da direita que está pendendo para o lado de Marçal neste início de campanha oficial.