Após Rio Pinheiros ficar verde, governo faz operação de bombeamento
Governo realizou bombeamento no Rio Pinheiros, que está verde pela proliferação de algas. Operação apresentou melhoria em 35% do canal
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Na última segunda-feira (9/9), o Rio Pinheiros, em São Paulo, amanheceu esverdeado. Para melhorar a circulação de água, foi realizada uma operação de bombeamento no rio. A operação foi feita pelo governo do São Paulo, das 18h de terça-feira (10) até às 5h da manhã de quarta (11).
Com a melhora da qualidade da água, especialmente no canal inferior, a operação reduziu o volume superficial de algas. Aproximadamente 35% da extensão total do canal teve sucesso com a operação. O resultado positivo fará com que a medida seja repetida a cada dois dias, enquanto durar esse período crítico. O governo estuda a necessidade de ampliar essa frequência.
O Rio Pinheiros ficou verde após um forte período de estiagem, fazendo com que a vazão que chega pelos rios afluentes diminua significativamente, favorecendo a proliferação de algas devido às concentrações de nutrientes em relação à falta de circulação de água.
Como funciona o bombeamento
O Rio Pinheiros é dividido em dois canais: o superior, que começa na Usina de Pedreira e vai até a Usina São Paulo, e o inferior, da Usina São Paulo até o encontro com o Rio Tietê. A operação bombeou a água do canal inferior para o canal superior do Rio Pinheiros. A água foi circulada entre os dois canais.