Após quase 3 anos, Câmara adverte vereadoras por briga no banheiro
Corregedoria da Câmara Municipal aprova advertência a Janaina Lima e Cris Monteiro, que brigaram por tempo de fala no plenário em 2021
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou uma advertência verbal, punição tida como branda pelos parlamentares, às vereadoras Janaina Lima (MDB) e Cris Monteiro (Novo) por causa da briga protagonizada por ambas no plenário do Legislativo durante uma sessão em 2021.
A advertência não implica perda de nenhum direito relacionado ao exercício parlamentar e foi aprovada por seis votos a zero durante a última reunião da Corregedoria, nessa quinta-feira (24/8). A votação ocorreu após os vereadores do órgão aprovarem um parecer que pedia a cassação do vereador Camilo Cristófaro (Avante) por quebra de decoro parlamentar por causa de uma fala racista.
Janaina também era do Novo quando brigou com Cris. Elas se desentenderam por causa da divisão do tempo de fala reservado ao partido durante uma sessão do plenário e Cris foi tirar satisfações com Janaina no banheiro. Janaina reagiu e ambas brigaram.
Cris obteve uma medida protetiva contra a colega de plenário e Janaina terminou expulsa do Novo.
O corregedor da Câmara Municipal, Rubinho Nunes (União), está no cargo desde maio e preferiu não comentar a demora dos antecessores para avaliar o caso. Ele disse, porém, que depois que assumiu o mandato ainda teve de aguardar os partidos da Câmara indicarem membros para a Corregedoria para que o órgão pudesse dar andamento ao caso, o que ocorreu no fim do primeiro semestre.
Em nota, Cris Monteiro informou que “respeita” a decisão da Corregedoria. Janaina não comentou.