metropoles.com

Após protestos, Alesp amplia divisória que separa deputados do público

Durante votação para privatizar a Sabesp, em 2023, manifestantes quase quebraram divisória de vidro que separa deputados de público na Alesp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Juliana Arreguy/Metrópoles
Imagem colorida mostra o plenário da Alesp
1 de 1 Imagem colorida mostra o plenário da Alesp - Foto: Juliana Arreguy/Metrópoles

São Paulo – Em meio a protestos de estudantes e professores contra a PEC do Manejo, que prevê o desvio de 5% do orçamento da Educação para a Saúde, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) ampliou a altura da divisória que separa o público dos deputados no plenário da Casa no fim de semana que antecede a votação pela aprovação da proposta.

A reportagem do Metrópoles conferiu a mudança durante a discussão da PEC, na tarde desta terça-feira (26/11), e apurou que a reforma foi feita no fim de semana. A Alesp acrescentou barras de ferro abaixo da divisória de vidro para que ela ficasse mais alta (foto em destaque).

No ano passado, durante a votação que aprovou a privatização da Sabesp, manifestantes contrários à concessão quase quebraram o vidro que separa a plateia do espaço reservado aos deputados. Na ocasião, houve tumulto com a Polícia Militar, que soltou spray de pimenta dentro do plenário fechado contra os manifestantes, forçando todos os presentes para fora do prédio – incluindo os próprios deputados.

Segundo a assessoria de imprensa da Alesp, a modificação na divisória era programada desde o início do ano. A Casa não respondeu o motivo pelo qual a reforma foi feita.

PEC do Manejo

Ao longo das semanas de discussão da PEC do Manejo, manifestantes compareceram à Assembleia para protestar contra a proposta de disponibilizar 5% do orçamento da Educação para a Saúde.

A PEC foi aprovada em 1º turno no dia 13 de novembro com 60 votos a favor e 24 contra. Para ser aprovada, uma PEC precisa da aprovação de três quintos da Alesp, ou seja, 57 deputados.

Nesta terça, os deputados devem completar as seis horas de discussão necessárias para a votação do projeto. A expectativa é que o 2º turno seja votado nesta quarta (27/11).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?