Após notificação, Derrite apaga post com adesivo de Lula em maconha
Secretário da Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite apagou postagem no Instagram com tijolos de maconha que traziam imagem de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, apagou postagem no Instagram com foto de tijolos de maconha apreendidos pela Polícia Militar com adesivos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o slogan “Faz o L”. A publicação foi alvo de uma notificação extrajudicial da Advocacia-Geral da União (AGU).
A postagem feita na última quarta-feira (13/9) trazia a informação de que a droga teria saído de Ponta Porã (MS) e sido apreendida em Euclides da Cunha Paulista, no interior de São Paulo. “Parabéns aos policiais. Continuamos nosso trabalho para demonstrar que em São Paulo o crime não compensa”, escreveu Derrite, que compõe o secretariado do governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Derrite recebeu críticas de políticos petistas, que cobraram retratação do secretário da Segurança Pública.
A AGU ressaltou o caráter político da postagem com a apreensão. “A notificação ressalta o caráter político das postagens, que veiculam fotos de tabletes da droga com adesivos do presidente, e adverte que, em caso de não cumprimento do pedido, a AGU adotará as medidas judiciais cabíveis para reparar o ato e responsabilizar o agente público pela conduta”, disse o órgão, em nota.
Questionada, a SSP afirmou que o secretário apagou a publicação em questão por conta de uma notificação extrajudicial da AGU e que “seguirá dando publicidade a grandes apreensões de cargas ilícitas no Estado de São Paulo”.
“Ressalta que em nenhum momento objetivou associar a imagem do presidente da República ao tráfico de drogas, mas enaltecer o bom trabalho dos agentes públicos no impedimento de que entorpecentes acessem o Estado de São Paulo via fronteiras”, alegou, em nota.