metropoles.com

Após greve, Linha 9-Esmeralda tem problema pelo segundo dia seguido

Circulação entre estações Pinheiros e Morumbi da Linha 9-Esmeralda ocorre de forma reduzida desde 4h desta quarta-feira (4/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rovena Rosa / Agência Brasil
trem da linha 8-diamante parado nos trilhos - metrópoles
1 de 1 trem da linha 8-diamante parado nos trilhos - metrópoles - Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

São Paulo – A linha de trem 9-Esmeralda, administrada pela Via Mobilidade, apresentou problemas pelo segundo dia consecutivo nesta quarta-feira (4/10). Desde as 4h, a circulação de trens acontece em via única entre as estações Pinheiros e Morumbi.

Segundo a empresa, a mudança na operação acontece em razão da manutenção no sistema elétrico da linha. A operação Paese foi acionada, e ônibus oferecem apoio aos passageiros no trajeto entre as estações em que há operação reduzida. Os demais trechos seguem com operação normal.

“Devido à manutenção no sistema elétrico, a circulação de trens da Linha 9 – Esmeralda está operando por via única entre as estações Morumbi e Cidade Universitária. Operação Paese atendendo entre as estações Morumbi e Pinheiros”, diz a Via Mobilidade, em nota.

Nessa terça-feira (3/10), durante a greve dos metroviários e ferroviários, a Linha 9-Esmeralda, cujos funcionários não aderiram à paralisação, sofreu uma pane elétrica por volta das 14h. A circulação de trens entre as estações Morumbi e Osasco chegou a ser interrompida. A operação Paese também foi acionada.

Greve contra privatizações e concessões

A falha de operação da Via Mobilidade foi duramente criticada pelos grevistas. A paralisação dessa terça-feira (3/10) foi um protesto contra as sinalizações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de que pretende privatizar ou conceder à iniciativa privada outras linhas de trem e metrô.

Segundo a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, as falhas apresentadas pela Via Mobilidade estão ligadas à administração privada.

“No dia da greve, a Linha 9, privatizada, para mais uma vez por conta de uma falha. Infelizmente isso faz parte do cotidiano dos usuários que dependem dessas linhas. A privatização gera um caos todo dia em São Paulo. Por isso nossa greve de 24h é contra as privatizações, para interromper esse caos!”, disse ela.

Descarrilamentos, colisões e incêndios têm ocorrido nas linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante, entregues pelo governo estadual à iniciativa privada. Em agosto, a ViaMobilidade assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público de São Paulo (MPSP) se comprometendo a pagar R$ 150 milhões em indenizações pelas constantes falhas na prestação do serviço.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?