Após feriado instável, fim de semana deve ter frio e chuva em SP
Capital paulista deve seguir com temperaturas baixas e pancadas de chuva nos próximos dias, apesar da melhora gradativa do tempo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Depois de um feriado com sol forte pela manhã, seguido de pancadas de chuva durante a tarde e à noite nessa quinta-feira (12/10), o fim de semana na capital paulista deve seguir com frio e temporais, apesar da melhora gradativa do tempo.
Nesta sexta-feira (13/10), o céu amanheceu encoberto, com garoa e termômetros oscilando em torno dos 16°C durante a madrugada.
As estações meteorológicas indicam que as temperaturas chegaram aos 15,1°C na zona sul da cidade, enquanto a região central registrou 16,8°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
No decorrer do dia ainda há condições para chuvas isoladas e chuviscos, que devem se alternar com períodos de melhoria do tempo.
Mesmo assim, o céu permanece com muita nebulosidade e impede a elevação significativa das temperaturas, com máximas que não devem superar os 20°C. A umidade deve ficar acima dos 80%, de acordo com o CGE.
A frente fria que mudou o tempo já começa a se afastar do litoral paulista, mas os ventos que passaram a soprar do sul e sudeste causam declínio das temperaturas com mínimas de 15°C previstas para o período da noite.
Sábado e domingo
No fim de semana, o tempo apresenta leve melhora e o sol retorna entre nuvens, o que favorece o aumento gradativo das temperaturas. No sábado (14/10), os ventos úmidos que sopram do oceano ainda causam muita nebulosidade e chuviscos, principalmente durante a madrugada.
No decorrer do dia o sol pode aparecer entre muitas nuvens, mas as temperaturas não devem subir muito. Os termômetros variam entre mínimas de 15°C e máximas que não devem superar os 21°C.
Já no domingo (15/10), a cidade deve apresentar sol entre nuvens e temperaturas em elevação no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 16°C, enquanto as máximas podem chegar aos 27°C. No final da tarde, a nebulosidade volta a aumentar com a chegada da brisa marítima, o que favorece a ocorrência de chuvas na forma de pancadas isoladas.
Outubro chuvoso
São Paulo registrou em outubro 160,5 mm de chuva até a tarde dessa quinta-feira (12/10), 48,8% acima dos 107,8mm esperados para todo o mês, segundo o CGE.
Por volta das 19h do feriado, o CGE colocou a capital paulista inteira em estado de atenção por causa da chuva.
Segundo o CGE, o fato de o tempo seguir chuvoso mantém elevado o risco para inundações e deslizamentos de terra em toda a cidade.